Cidadão

Secretaria da Mulher promove oficina de produção de temperos e molhos de pimenta

Voltada a mulheres a partir de 18 anos, ação será realizada na quarta (15) e quinta-feira (16), das 14h às 17h; interessadas devem se inscrever pelo número de WhatsApp (43) 99945-0056

Mulheres que desejem aprender uma nova habilidade ou aperfeiçoar seus conhecimentos na área de fabricação artesanal de alimentos podem se inscrever gratuitamente para a oficina “Produção de Temperos e Molhos de Pimenta”, que será realizada na próxima quarta (15) e quinta-feira (16). Dividida em dois módulos, a atividade será promovida das 14h às 17h em ambos os dias, no Centro de Oficinas para Mulheres (COM), localizado na Rua Valparaíso, 189, Parque Guanabara.

No total, foram abertas 15 vagas para mulheres com idade a partir de 18 anos, e as interessadas devem se inscrever previamente pelo número de WhatsApp (43) 99945-0056. Os materiais e ingredientes utilizados serão disponibilizados no local.

Organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a oficina será ministrada pelas professoras Luciana Furlaneto-Maia e Marly Katsuda, do curso de Tecnologia em Alimentos da UTFPR.

A diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, salientou que em 2022 foram realizadas três edições de uma oficina de produção de alimentos, sendo duas voltadas às mulheres da área urbana e uma para mulheres da área rural.

“No ano passado, as oficinas tiveram como foco a produção de licores, doces e compotas. Em 2023, também faremos três ações, que serão distribuídas em diferentes meses e poderão abordar temas diversos, sempre na área de produção de alimentos. O curso abrange todo o processo, desde a desinfecção de recipientes, preparação de receitas e procedimentos para a conservação, envase e precificação dos produtos. É uma forma de fornecer ferramentas tanto para as mulheres que já trabalham com alimentos quanto para quem quer começar nesse ramo de atividade”, disse.

A professora Luciana Furlaneto-Maia, que será uma das ministrantes da oficina, destacou que mesmo mulheres que já têm experiência na produção de alimentos terão a oportunidade de adquirir novos conhecimentos durante o curso. “Nas oficinas do ano passado, algumas alunas contaram que acabavam perdendo os seus produtos por fatores como fungos e bolor, e essas situações podem ser evitadas com a adoção de boas práticas como a higienização correta de utensílios, do local de trabalho e das vestimentas. Naquelas atividades, nós trabalhamos bastante com geleias, e agora vamos abordar temperos e molhos de pimenta, que têm ainda mais demanda no mercado. Além disso, é uma forma de oferecer ao consumidor um produto diferenciado, sem aditivos e conservantes químicos, produzido artesanalmente de forma segura e natural”, afirmou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos