Destaques

Atendimentos da UBS Usina Três Bocas são suspensos temporariamente

Parte da unidade desabou devido às fortes chuvas da madrugada do sábado (11); Prefeitura avalia transferir os atendimentos do local, de forma provisória, para uma escola municipal que fica ao lado da UBS

Devido ao desmoronamento de parte da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Usina Três Bocas, por conta das fortes chuvas da madrugada do sábado (11), os atendimentos da unidade foram suspensos temporariamente até que o local possa voltar a receber a comunidade com segurança. Na manhã desta segunda-feira (13), uma equipe está avaliando se uma escola municipal, localizada ao lado da UBS, tem condição de receber a estrutura da unidade para que o local possa abrigar os serviços prestados aos moradores do Patrimônio Três Bocas, provisoriamente. No momento, a escola não está sendo utilizada pela Educação.

“Se a equipe avaliar que a escola tem condições de comportar os atendimentos, provisoriamente, a mudança será realizada ainda hoje (13). Caso contrário, vamos buscar outra alternativa, no distrito, para mantermos os atendimentos à população”, afirmou o secretário de Saúde, Felippe Machado.

A UBS está em obras desde janeiro deste ano, visando facilitar a rotina dos usuários com mobilidade reduzida. Para isso, estão sendo feitas diversas intervenções, entre elas implantação de rampa de acessibilidade, piso tátil, guarda corpo e corrimão e troca da rede elétrica. O investimento é de R$ 292.487,52.

Secretário de Saúde, Felippe Machado.Foto: Vivian Honorato

No sábado (11), os secretários municipais de Saúde, Felippe Machado, de Obras e Pavimentação, João Verçosa, e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, foram conferir de perto os estragos causados na UBS, acompanhados por engenheiros e técnicos da de Defesa Civil. De acordo com o secretário de Obras, o desmoronamento ocorreu porque a empresa contratada havia retirado parte do talude para executar a rampa de acessibilidade.

“Por conta deste desmoronamento, a UBS ficou numa situação perigosa, por isso fizemos a interdição até que tenhamos a segurança reestabelecida. Acreditamos que não há problema estrutural na UBS, mas como ela está muito próxima do barranco, achamos mais seguro interditá-la até que tenhamos a segurança reestabelecida”, disse Verçosa, durante a vista no sábado.

O secretário contou, ainda, que a empreiteira já havia sido notificada, pelo menos quatro vezes, pela forma como a obra estava sendo executada. “A empresa retirou parte do talude para executar a rampa de acessibilidade e, com a chuva forte, provavelmente houve uma infiltração pela parte de cima, causando o desmoronamento. A empresa será notificada novamente, para tomar providências urgente, que no caso é o escoramento do talude, para garantir a segurança dos trabalhadores e para que não ocorra novos deslizamentos”, apontou.

Durante a visita de sábado, o secretário Marcelo Canhada enfatizou que a obra da UBS Usina Três Bocas é muito importante e que foi reivindicada pela população para garantir melhor acesso de cadeirantes e mulheres com carrinho de bebê. “Estamos tomando as providencias para garantir a continuidade dos serviços de saúde prestados à população, recuperar o desabamento e entregar a obra o mais rápido possível”, afirmou.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos