Cidadão

Centro de Convivência do Idoso oferece oficina de memorização

O objetivo é prevenir o declínio cognitivo, ajudar na preservação da autonomia da pessoa e estimular o envelhecimento com mais qualidade de vida

O objetivo é prevenir o declínio cognitivo, ajudar na preservação da autonomia da pessoa e estimular o envelhecimento com mais qualidade de vidaA partir de hoje (23), a Secretaria Municipal do Idoso oferece a “Oficina de Exercícios para a Memória”. As atividades terão início às 13h30, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Zona Oeste, que fica na rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes.

A oficina completa conta com 10 encontros, onde vão participar 45 idosos. Eles foram divididos em três grupos de trabalhos com 15 pessoas cada. O curso será ministrado pela assistente social e gerontóloga, Genilda Pozzetti Stábile, e pela psicóloga Luciana Ferreira Alvarez. Serão desenvolvidos jogos pedagógicos, exercícios sensoriais, de associação, concentração, dinâmicas, leituras e apresentações de vídeos e filmes.

O objetivo da ação é prevenir o declínio cognitivo, ajudar na preservação da autonomia da pessoa e estimular o envelhecimento com mais qualidade de vida. As atividades são todas adaptadas para as pessoas acima de 60 anos como, por exemplo, os jogos são em tamanho maior, o que contribui para melhor fixação e desenvolvimento das atividades, considerando que a manutenção da memória ativa resulta no melhor desenvolvimento de atividades cotidianas.

De acordo com Genilda, as atividades repassadas no curso podem ser facilmente adaptadas no dia-a-dia dos idosos. Além disso, a ideia de realizar a oficina surgiu da grande demanda que os idosos apresentam com relação ao assunto.  

“A diminuição de memória e o esquecimento de atividades cotidianas é uma queixa constante dos idosos como, por exemplo, esquecer nomes de ruas, de pessoas conhecidas, de tomar remédios, horários e dias de consultas médicas, pequenos esquecimentos que colocam em risco a saúde e a qualidade de vida do idoso. Observando essa demanda, percebemos a necessidade de realizar esta oficina. Temos fila de espera de interessados em participar, por isso esperamos desenvolver essas atividades mais vezes por ano”, disse a assistente social.   

Foto: Ilustrativa

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos