Saúde deve chamar concursados nos próximos meses
Chamamento dos candidatos da área da saúde será feito com base nas novas vagas que foram criadas e sancionadas no dia 21 de maio
A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou na manhã de hoje (23) que os aprovados nos concursos de 2012 e fevereiro de 2013 para os cargos de técnico em gestão pública, promotor de saúde pública serviço de farmacêutico, médico plantonista e médico clínico-geral devem ser chamados até julho deste ano.
De acordo com o diretor de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Rodrigo Avanso, serão encaminhados ao prefeito os pedidos de chamamento dos candidatos aprovados nos concursos 070/2012-DGP, que é para técnico em gestão pública, n° 053/2012-GSAP, para farmacêutico e o n° 030/2013, que é para médico plantonista e cínico-geral. Isso será feito com base nas novas vagas que foram criadas e sancionadas no dia 21 de maio.
“Para os cargos nos quais o concurso ainda está em vigor não podemos criar novo concurso, por isso vamos chamar os aprovados naqueles que ainda estão vigorando. Pretendemos chamá-los até julho, porque o trâmite burocrático para o chamamento e posse dos cargos leva de 30 a 45 dias para ser finalizado. Além disso, precisamos realizar o treinamento e capacitação dos profissionais antes que eles assumam seus postos de trabalho”, esclareceu Avanso.
Concurso para Saúde
Com a aprovação das Leis 11.838, 11839 e 11840, a Secretaria Municipal de Saúde realizará concurso público para provimento de 25 vagas para médicos do Programa em Saúde da Família e Atenção Domiciliar (PSF); 28 para enfermeiros do PSF; 10 educador-físico do PSF; 10 vagas para nutricionista do PSF; 10 vagas para psicólogos para o PSF; 10 vagas para farmacêuticos do PSF; 05 para psiquiatras; 02 dermatologistas; 01 pneumologista; 02 médicos infectologistas; 37 fisioterapeutas; 16 enfermeiros de Urgência e Emergência; 14 enfermeiros de Regulação e Auditoria; 39 para técnicos em enfermagem do PSF; 45 técnicos de enfermagem em Urgência e Emergência; 12 para técnicos assistentes de farmácia e 40 para condutor socorrista.
A expectativa da Secretaria de Saúde é que o edital do concurso público para a contratação destes profissionais deva ser publicado em 31 de maio deste ano. A data provável para o encerramento das inscrições está marcada para 16 de junho. Já as provas devem ser realizadas no dia 14 de julho e a homologação do resultado final deve sair em 12 de agosto.
As vagas criadas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Programa Saúde da Família (PSF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e Regulação e Auditoria vêm para preencher os cargos dos profissionais contratados por tempo determinado, daqueles que se aposentaram ou, ainda, que saíram nos últimos anos e não foram substituídos. Os contratos temporários vencem, em sua maioria, no dia 31 de agosto deste ano.