UEL sedia Encontro Sobre Segurança Pública e Racismo
O objetivo do encontro foi contribuir com o debate envolvendo o combate ao racismo e a implementação de políticas públicas
Nesta terça-feira (4), foi realizado o Encontro sobre Segurança Pública e o Racismo Institucional, promovido pelo Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo de Londrina, coordenada pela Promotoria de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos da Comarca. O evento foi realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, Pr 445 Km 380, das 8h30 às 12h30.
A gestora pública municipal de Promoção e Igualdade Racial, Sandra Regina da Rocha, explicou que é importante debater o assunto, porque segundo os dados do Ministério da Saúde de 2010, o número de pessoas brancas mortas por homicídio foi de 14.047 e as negras de 33.533, uma diferença de 125,8%.
A gestora afirmou ainda que o objetivo desse encontro foi contribuir com o debate envolvendo o combate ao racismo e a implementação de políticas públicas nessa área. Ela explicou que se trata de uma situação evidente em nossa sociedade. “É comprovado historicamente que o negro sofre desvantagem quando se trata de abordagem policial. Nós queremos discutir formas de se combater o preconceito e despertar esse debate em toda sociedade”, destacou.
Entre os convidados do debate estava o diretor de Extensão e Pesquisa da Universidade Zumbi dos Palmares, Hédio Silva Jr, que falou sobre “Tutela Penal da Igualdade Racial e da Diversidade Cultural e Religiosa”. A coordenação do Encontro foi da professora do Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros (LEAFRO-UEL), Maria Nilza da Silva, e contou ainda com a Promotoria de Justiça de Proteção dos Direitos Humanos de Londrina.