Professores da rede municipal podem se inscrever para oficinas de educação musical
Atividades do projeto Musicar na Escola envolvem formação teórica e prática sobre as temáticas Repertório, Ritmo, e Histórias Musicais

Até o dia 13 de março, o projeto Musicar na Escola recebe inscrições de professores da rede municipal de Londrina que queiram participar das oficinas de educação musical. As aulas gratuitas serão realizadas de 15 de março a 17 de maio, com encontros semanais às quartas-feiras, das 18h às 20h. Não é preciso ter conhecimentos prévios em música para participar, e as vagas são limitadas.
Os professores interessados devem se inscrever preenchendo o formulário on-line. Ao todo, serão ofertadas 30 vagas, com preenchimento pela ordem de inscrição. E as dez oficinas vão ser realizadas na Escola Municipal Carlos Kraemer, que fica na Rua Tremembés, 791, Jardim Castelo.
O projeto Musicar na Escola tem apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Na condução das atividades, estão as musicistas e arte-educadoras Amanda Possette, doutoranda em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Renata Landgraf, que também é professora da SME. E em cada módulo, haverá a participação de um convidado especial, referente ao assunto abordado.
A ideia do projeto é fornecer subsídios teóricos e práticos para serem aproveitados pelos professores em sala de aula com os alunos. Para isso, as oficinas serão divididas em três temáticas: Repertório, Ritmo e Histórias Musicais, sendo que cada tema será abordado em três encontros. Ao final do projeto, será realizado um encontro de fechamento das atividades, com uma mesa de conversa sobre o tema “Música na Educação Básica”, reunindo convidados da área da educação e da música.
Amanda Possette explicou que o ensino de música nas escolas é obrigatório para a Educação Básica, como prevê a Lei Federal 11.769 de 2008. No entanto, os professores geralmente são graduados e especializados em outras áreas, o que acaba gerando uma lacuna na formação musical. “O objetivo do projeto é colaborar com a formação musical desses profissionais para ampliar as possibilidades de uma educação musical efetiva nas escolas”, contou.
Esta será a primeira edição do Musicar na Escola. E os 30 professores participantes poderão repassar os conhecimentos obtidos aos demais colegas, como multiplicadores desse conteúdo de educação musical. “Buscamos fornecer subsídios teóricos e práticos referentes à música para serem aproveitados nas práticas de ensino e aperfeiçoar as linguagens musicais desses professores. O projeto também visa contribuir para a formação de profissionais com a possibilidade de replicar os conhecimentos apreendidos em música, em sala de aula, trabalhar conteúdos musicais apresentando propostas de práticas que possam ser realizadas em sala de aula, adaptadas a cada contexto e, assim, democratizar o acesso à linguagem musical”, acrescentou a musicista.