Cidade

Secretaria Municipal de Educação publica a 3ª edição da Revista Eletrônica REDE

Material tem mais de 70 páginas e aborda diversos temas relacionados à linguagem, alfabetização, letramento, aprendizado infantil, uso de tecnologias e outros

Está no ar a 3ª edição da Revista Eletrônica da Educação (REDE), publicação virtual produzida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) que foi divulgada ontem (28), podendo ser acessada pelo endereço www.revistaredelondrina.com. Dessa vez, o material traz como tema central o ensino da linguagem oral e escrita na educação municipal de Londrina, abordando práticas e projetos desenvolvidos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Participam da publicação alunos, professores, coordenadores e diretores das unidades escolares que fazem parte da rede municipal de ensino. Composta por 72 páginas e cerca de 20 textos, dentre os 50 que haviam sido inscritos, a atual edição busca divulgar ações de “experiências plurais”, reunindo artigos, relatos, entrevista e outros materiais. Os conteúdos são distribuídos entre sete seções: “Práticas do dia a dia da Escola”; “Espaço da Comunidade”; “Educação em Versos”; “Conhecendo uma História!”; “Olha o que tem aqui!”; “Fala aluno! Fala aluna!”; e “Produção Científica Educacional”.

A revista de fevereiro vem marcada pela riqueza de temas, com páginas repletas de partilhas de experiências quanto ao desenvolvimento da escrita, leitura, escuta, situações-problemas, investigações científicas, gestão educacional democrática, e do uso de tecnologias aplicadas ao ensino na rede municipal.

A matéria de capa retrata a experiência do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, na região central de Londrina, levantando a chamada “A centralidade dos textos nas práticas de ensino de linguagem oral e escrita”. Mostra como uma turma de P5 – alunos de até 5 anos – reconhecem a escrita como uma atividade interativa, com interlocutores em contextos e finalidades sociais específicas. E traz fragmentos de relatos de algumas crianças, em falas que evidenciam um processo significativo de ensino e de aprendizagem do sistema de escrita alfabética, articulado à oralidade, à leitura e aos usos sociais dos textos no dia a dia.

Sobre desenvolvimento da linguagem, outra seção, “A Voz da Vez”, é uma grande oportunidade de aprendizagem de pontos de vista amplos sobre a alfabetização, com entrevista concedida pela professora convidada, a Dra. Greice Ferreira da Silva, do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A docente teve uma participação especial na primeira transmissão ao vivo da formação de professores alfabetizadores, em fevereiro de 2022.

Foto: Divulgação

A conversa gira em torno da alfabetização humanizadora, destacando, dentre vários aspectos, diferentes nuances sobre letramento, aprendizagens no contexto infantil, processos de escrita e o cenário desafiador de retorno às aulas presenciais, após os períodos de restrição da pandemia. Também aborda a trajetória acadêmica e profissional da educadora, bem como o seu projeto “Práticas de ensino do ato de ler e do ato de escrever de professores do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino”.

Já a seção “Práticas do Dia a Dia da Escola” traz ao leitor um artigo sobre “o que acontece com a vida dos bebês no berçário?”. Trata-se de uma narrativa fundamentadora construída a partir de vivência no CMEI Telma Cavalheiri da Motta Sanches, localizado no Jardim Maracanã, região oeste, que atende 196 crianças de 0 a 5 anos, nas 11 turmas da instituição.

Na mesma área da revista, também há um texto que conta a importância dos processos de formação continuada para o ensino da Matemática do 1º ao 5º ano, com a apresentação de trabalho teórico/prático de uma gestora alfabetizadora da rede municipal. A autora discorre sobre o uso de fichas escalonadas para o ensino da Matemática na Escola Municipal Haydee Colli Monteiro, de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada no bairro Jardim Paraíso, zona norte.

A Revista REDE nº 3 também traz, na seção “Fala Aluno!, Fala Aluna!”, textos de crianças falando sobre como é interessante, divertido e enriquecedor aprender Português, História, Geografia, Educação Física, Artes, Ciências e Matemática por meio de podcasts com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), impulsionando a competência oral, escrita e de leitura.

Segundo a professora Waléria Pimenta Martins Silva, da gerência de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, e integrante dos comitês Científico e Editorial da Revista REDE, a publicação vem sendo editada como forma de consolidar mais um ambiente voltado à divulgação de temas educacionais, de forma plural e buscando estimular a participação de toda a rede do ensino municipal. “A revista é aberta para dar voz aos professores, alunos, diretores, coordenadores e demais profissionais da educação municipal londrinense, além de dar espaço para a própria comunidade colaborar. Os artigos, relatos, depoimentos, entrevistas e outros textos buscam trazer à tona diferentes temáticas e mostrar o que vem sendo feito na prática, propiciando um convite ao debate e à reflexão”, salientou.

Silva frisou que, a cada edição, a divulgação está se espalhando entre as unidades escolares e colaboradores, contribuindo para trazer mais autores de materiais, leitores e visibilidade ao projeto. “Essa boa energia, criada pela produtividade que a revista possibilita, anima e motiva quem trabalha na rede municipal a participar. Todos ficam mais empolgados para dividir seus conhecimentos, experiências e histórias, e essa realidade gera apenas benefícios aos envolvidos. Além disso, há o viés formativo e pedagógico, já que os conteúdos são de grande valia para a troca de visões e a absorção de conhecimentos a partir do que é produzido em Londrina”, concluiu.

A Revista REDE é semestral, e sua equipe é formada por 15 professoras e um professor da rede municipal, entre mestras, doutoras e especialistas, sendo que a criação e design também é feita por integrantes deste grupo. A equipe da comissão avaliadora irá se reunir para definir o próximo período de inscrições, com previsão de abertura para a segunda quinzena de março deste ano.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos