Londrina lança programação diversificada do Mês da Mulher
Ao longo de março, haverá atividades voltadas à capacitação e qualificação profissional, saúde, bem-estar e lazer, prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres, assim como campanhas solidárias
A Prefeitura de Londrina lançou, na manhã desta quarta-feira (1º), no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, a programação municipal do Mês da Mulher, que visa ampliar, aperfeiçoar e fortalecer as políticas para as mulheres em Londrina. Organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), a iniciativa conta com apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e diversas outras entidades. A agenda completa de atividades reúne mais de 50 ações (clique aqui para acessá-la).
A intenção é oportunizar espaços para a divulgação dos direitos da mulher e dos serviços ofertados pelo Município e por toda a rede de assistência e proteção às mulheres. Para isso, durante todo o mês de março, serão realizadas diversas atividades em quatro áreas: Capacitação e Qualificação Profissional para Mulheres; Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; Atividades de Saúde, Bem-estar e Lazer; e Campanhas Solidárias para arrecadação de produtos de higiene, que serão destinados às mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), Casa Abrigo Canto de Dália, e projetos acompanhados pelo Centro de Oficinas para Mulheres (COM).
Por meio das ações do Mês da Mulher, a Prefeitura espera fortalecer os três eixos centrais da rede de atendimento e proteção às mulheres, que são: autonomia, valorização e capacitação para o mundo do trabalho; prevenção e enfrentamento à violência; e a saúde e bem-estar da mulher.
O Mês da Mulher faz alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A data simboliza a luta pelos direitos das mulheres, empoderamento, valorização e busca por respeito e igualdade. É um momento para reflexão sobre as lutas e conquistas das mulheres ao longo da história.
O prefeito Marcelo Belinati destacou que o Mês da Mulher é muito importante para que a sociedade debata, cada vez mais, políticas públicas voltadas às mulheres. “São ações e políticas públicas que vão desde a prevenção da violência contra a mulher, até às relacionadas a saúde e prevenção de patologias que mais acometem as mulheres. Em Londrina, temos um programa que oportuniza às mulheres fazem mamografia e outros exames de prevenção no mesmo dia da consulta, e muitas pessoas nem sabem disso. Também temos políticas voltadas à qualificação da mulher, para que elas possam ter emprego, renda e a sua independência. Enfim, é toda uma rede composta por entidades e instituições como a Prefeitura e a Câmara, trabalhando no sentido de construir um futuro melhor nesta área tão importante”, apontou.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, agradeceu a todos os que estiveram presentes no evento, em especial ao prefeito Marcelo Belinati, e disse que a aproximação entre o poder público e a sociedade civil, durante as ações do Mês da Mulher, demonstra que Londrina se preocupa com as mulheres. “A programação do ano de 2023 está completa e muito diversificada. Serão muitas atividades realizadas ao longo do mês. Quando nós pensamos em um mês especial para as mulheres, significa que reconhecemos a importância delas na sociedade, dentro dos lares e na construção de uma Londrina melhor”, enfatizou.
A juíza Claudia Andrea Bertolla Alves, titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, relatou, durante o evento, a sua satisfação em atuar como juíza em uma comarca tão atuante como Londrina na área de políticas para as mulheres. “Esse alinhamento de ações que estamos desenvolvendo é fundamental para que possamos dar a verdadeira guarida aos direitos das mulheres, principalmente àquelas que sofrem violência doméstica e familiar”, expôs.
Durante o evento, a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Londrina, Sueli Galhardi, lembrou que, neste ano, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres completa 30 anos de atuação e o Conselho 25 anos.
Programação – Dentro da programação do Mês da Mulher, haverá um Futshow – jogo solidário para arrecadação de produtos de higiene e roupas para as usuárias do CAM e Casa Abrigo Canto de Dália. A ação é organizada pelo 5º. Batalhão da Polícia Militar (PM) de Londrina e será realizada no dia 8 de março, das 9h30 às 12h, na sede do 5º BPM (Rod. Celso Garcia Cid, 1.313).
No mesmo dia, 8 de março, às 14h, será promovido o evento “Mulher: autoestima, saúde e autonomia”, por meio de uma parceria entre a SMPM e o Senac Norte. Na programação do evento, constam as seguintes atividades: Workshop Colorimetria e Imagem Pessoal; Oficinas de Beleza: maquiagem, depilação e cuidados com a pele; e Oficinas de Gastronomia: bolo de pote. A iniciativa será conduzida na sede do Senac Norte (Rua Cegonha, 100, Conjunto Violin).
No dia 15 de março, às 19h, será realizada uma capacitação para síndicas e administradoras de condomínios, promovida pelo Secovi. A atividade consistirá em uma roda de conversa sobre a Lei Municipal 13.439, de 6 de julho de 2022, que obriga os condomínios residenciais e comerciais do município de Londrina a comunicar os órgãos de segurança pública quando houver, em seu interior, a ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou pessoas idosas. A ação será na sede do Secovi, na Rua Rolândia, 295, Aurora.
Outro destaque da programação é a Semana do Empreendedorismo Feminino, que prevê uma semana de oficinas e consultorias individualizadas para mulheres empreendedoras. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Sebrae e iniciará no dia 27 de março, das 14h às 18h, no COM (R. Valparaíso, 189, Guanabara). A iniciativa é voltada para mulheres acima de 18 anos e as inscrições devem ser feitas pelo número de WhatsApp (43) 99945-0056.
Dentro do Programa de Qualificação profissional, há dois cursos voltados para as mulheres em destaque. Um deles é o Curso de Reboco, atividade integrante do Programa Você Construtor, para capacitação de profissionais na área da construção civil. A capacitação é uma realização da SMPM em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e acontecerá de 15 a 17 de março, das 8h às 17h, na sede do Senai Londrina (Rua Belém, 844).
O outro curso é o de Mecânica Automotiva para Mulheres – Faça Você Mesma, realizado pela SMPM e o Senai. O curso será realizado de 27 de março a 13 de abril, das 19h às 23h, na sede do Senai (Rua Belém, 844). Ao todo, serão 40 horas/aula. Os dois cursos são voltados para mulheres acima de 18 anos e as inscrições devem ser feitas pelo número de WhatsApp do COM (43) 99945-0056.
A psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, ressaltou que estas capacitações são muito importantes, visto que as áreas de mecânica e de construção civil são predominantemente masculinas representando, assim, uma oportunidade para inserir as mulheres nestes setores.
O evento de lançamento realizado nesta manhã contou com uma apresentação do Coro Cênico, cujas integrantes são atendidas pela SMPM. Este projeto conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina, e desde o ano passado realiza oficinas que propiciam práticas artísticas e criativas através da música no Centro de Oficinas para Mulheres.
Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito, João Mendonça; os vereadores Professora Sônia Gimenez, Professora Flávia Cabral e Mestre Madureira; o tenente Marcos, representando o tenente-coronel Vila, comandante do 5º BPM; a conselheira estadual dos Direitos das Mulheres, Rosalina Batista; além de representantes de diversas instituições e entidades parceiras do Mês da Mulher, e o secretariado municipal.