Prefeitura realiza ações no combate à violência contra idosos
Secretaria Municipal do Idoso realiza palestra e atividades com pessoas acima de 60 anos para reforçar o combate à violência contra esse público
Para marcar o Dia Mundial de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado dia 15 de junho, a Prefeitura de Londrina realiza diversas atividades, entre elas, conversas com as pessoas acima de 60 anos e palestra sobre a necessidade do combate à violência.
Nesta sexta-feira (14), às 14h, a Secretaria Municipal do Idoso vai realizar a palestra “Vamos romper o pacto do silêncio”, com a delegada titular da delegacia de Proteção ao Idoso de São Paulo, Marli Maurício Tavares. O debate será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, localizado na rua Governador Parigot de Souza, 311, ao lado do Fórum Eleitoral.
Espera-se para o encontro cerca de 150 pessoas. Aqueles que desejarem participar ainda podem se inscrever pessoalmente na Secretaria do Idoso, localizada no prédio da Prefeitura, avenida Duque de Caxias, 635, ou pelos telefones 3372-4502 ou 3372-4046. Caso sobrem vagas, no local do evento também serão aceitas as inscrições. O público-alvo da palestra são pessoas que trabalham diretamente no atendimento aos idosos.
Além da palestra com a delegada, a Secretaria do Idoso realizou nos dias 10, 11 e 12 de junho um bate-papo com a população nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa da região oeste e leste. A ação de caráter preventivo permitiu aos idosos tirar dúvidas sobre violência como, por exemplo, o que é considerado um ato violento, para onde os casos são encaminhados e como denunciar os agressores.
O objetivo foi alertar e orientar a população, para que através das informações essas pessoas fiquem menos expostas às situações de vulnerabilidade e a atos violentos. As assistentes sociais e psicólogas da Secretaria Municipal do Idoso organizaram as conversas nos Centros de Convivência.
A secretária municipal do Idoso, Maria Inês Barroso, explica que “além da violência física, alguns idosos sofrem com violência psicológica, abandono, negligência e abusos econômicos, sendo que, na maioria das vezes, a agressão parte da própria família ou de pessoas próximas a ele. Por isso, é importante informar e atentar os familiares para qualquer tipo de maus-tratos que os idosos podem estar sofrendo”, disse.
FotoIlustrativa: Luiz Jacobs