Prefeitura e Celepar firmam convênio para a área de tecnologia
Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação será feito de forma conjunta
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, assinou hoje (13), juntamente com o presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Jacson Carvalho Leite, o acordo de cooperação técnica para elaboração conjunta do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Petic). A solenidade foi realizada no auditório do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que fica na Rodovia Celso Garcia Cid, Km 375, Três Marcos.
O plano busca realizar um diagnóstico da parte de informática das secretarias e órgãos da Prefeitura, exceto a Sercomtel. O estudo será realizado sem custo algum ao Município e em 120 dias o planejamento deve estar concluído. O trabalho será realizado por um representante de cada órgão da Prefeitura, coordenado por um comitê gestor. A ação vai incluir o levantamento da realidade, avaliação e implementação de um projeto de melhoria da área.
O prefeito ressaltou a importância do convênio. “Estamos arrumando a providência para enfrentar as deficiências. Temos falta de integração dos sistemas, ausência de alguns sistemas e esta ação está alinhada as mudanças necessárias ao Município.” Ele completou afirmando que é impossível ter resultados administrativos diferentes com práticas similares. “É fundamental que os meios e os processos sejam modificados, para maior eficiência administrativa”, finalizou.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, contou que desde o início da administração foi percebida a necessidade de um planejamento e isso será possível por meio do trabalho que será realizado com a Celepar. Ele informou que a ação começará pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura. “Começaremos com um levantamento a partir da DTI, mas Saúde e Educação, também são prioridades. Ninguém pode ignorar a importância da informática e da comunicação, na administração. A Prefeitura é uma máquina que precisa ser otimizada.”
O vice-prefeito, Guto Belusci, afirmou que uma série de ferramentas podem deixar a administração mais produtiva. “Uma atividade que uma pessoa faz em duas horas, mas que poderá ser feita em menos, vai gerar economia para o Município. Isso sem falar na melhoria do trabalho colaborativo. O que interessa é fazer mais e melhor”, destacou.
O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, defendeu a visão de planejamento estratégico antes da ação dos governos. Ele contou ainda que há muitos projetos do Estado endereçados para os municípios. “Os produtos da Celepar que pudermos trazer para Londrina, vamos trazer.”
O diretor de Operações da Celepar, Luiz Fernando Ortoloni, afirmou que o convênio é o cumprimento do papel da Companhia, “levar os recursos da tecnologia da informação para a população.” Ele enfatizou ainda, que a informática é um instrumento de melhoria da administração como um todo.
Amanhã o grupo de trabalho vai participar da primeira reunião, com representantes da Celepar, no auditório do Iapar. Informações sobre o planejamento serão disponibilizadas no endereço http://www.petic.londrina.pr.gov.br/ .
Fotos: Luiz Jacobs