Cidade

Maratoninha da Caixa incentiva crianças a praticar esportes

O objetivo da maratoninha é a democratização do esporte, a formação da cidadania e inclusão social

Será realizado no próximo domingo (30), a etapa Londrina do Circuito Caixa de Maratoninha 2013. No evento, as crianças são selecionadas por idade e disputam em três categorias diferentes: de 6 a 8 e 9 a 12 anos. O principal objetivo da ação é a democratização do esporte, a formação da cidadania, a inclusão social e a promoção da saúde. Além disso, a preocupação com o meio ambiente tem se intensificado a cada ano. O circuito será realizado no estacionamento do Londrina Norte Shopping, localizado na Avenida Américo de Olindo Garla, 224, a partir das 8h. As inscrições para as escolas públicas e entidades já foram enceradas, mas o público externo ainda pode se inscrever até a próxima sexta-feira (28), na agência da Caixa, localizada na rua Maringá, 1.415, das 10h às 16h. A taxa de inscrição é a doação de um tênis em condição de uso.

Segundo o assessor pedagógico de Educação Física, Junior Cesar Dias de Jesus, nas três categorias, os pequenos atletas cumprem sempre um percurso de 300 metros. Mas na quarta categoria, que é especial e inclui crianças de até 12 anos de idade, cumprem trajeto especial, que não ultrapassa os 100 metros.

O assessor destacou que o grande mérito da Maratoninha é o trabalho de inclusão social, pois noventa por cento dos participantes são crianças integrantes de projetos sociais financiados pelo Estado, pela iniciativa privada ou por pessoas físicas que oferecem apoio a crianças de famílias carentes ou em situação de risco. “Além disso, este evento tem o objetivo de disseminar o atletismo em toda comunidade. Estamos incentivando os competidores, já que o vencedor de cada bateria receberá uma bicicleta como prêmio”, afirmou.

A Maratoninha ocorre em diversas cidades do país e é uma iniciativa do ex-ciclista profissional que já representou o Brasil nas Olimpíadas de Atlanta (EUA-1996), Jamil Elias Suaiden. Ele criou o evento porque sabe da importância do esporte na vida de uma criança. E já que o Brasil irá sediar as Olimpíadas de 2016 ele acredita que nenhum país pode pensar em sediar uma Olimpíada sem cuidar das crianças, que são o futuro do esporte.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos