Etapa municipal do CONAE 2014 é realizada em Londrina
A partir dos resultados da Conferência, a Secretaria de Educação vai elaborar um documento para envio à etapa estadual
A Secretaria Municipal de Educação realizou no último final de semana, na Universidade Estadual de Londrina (UEL) a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE), com o objetivo de debater as ações e estratégias para o Plano Nacional de Educação (PNE). Participaram educadores, membros de movimentos sociais, gestores da área de educação, estudantes, pais de alunos e membros da sociedade civil.
A presidente da comissão organizadora da etapa municipal da CONAE 2014, Lúcia Helena Funes Fontosa da Silva, disse que o objetivo do evento foi atingido. “Debatemos e levantamos as propostas de todos os segmentos da sociedade civil. Agora iremos elaborar o documento que enviaremos para a etapa estadual. Recebemos muitos elogios em relação à organização e qualidade do evento. É muito gratificante. Agradecemos a todos os parceiros que colaboraram para que o evento desse certo.”
A presidente da comissão organizadora da etapa municipal destacou a participação dos estudantes. ”Tivemos muitos estudantes, eles compareceram em peso, ficaram até o final da Conferência e debateram intensamente todos os assuntos que estiveram na pauta do evento. Mostra o interesse da nossa juventude na melhora da educação.”
Lúcia Helena também apontou a qualidade das palestras do evento. “A primeira palestra, Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime colaborativo’, com o ex-reitor da UEL e presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Oscar Alves, foi muito esclarecedora. Ele explicou de forma didática como é um sistema de educação. A programação toda foi muito boa.”
O documento de referência elaborado durante as Conferências Livres está disponível para download no site da Prefeitura, no link CONAE 2014. A CONAE é um projeto proposto pelo Ministério da Educação e tem como objetivo organizar um espaço democrático para o debate do Plano Nacional de Educação.
Fotos: Divulgação