Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural divulga balanço
Londrina foi a única cidade do Paraná a realizar em tempo hábil o encontro municipal com a população; foram eleitos os conselheiros e as propostas para área
Na última sexta-feira (21) foi realizada a etapa municipal da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário e a 6ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CMDRSS). Durante o encontro, os participantes elegeram os conselheiros municipais e seus suplentes e apresentaram as principais propostas de melhorias para a área.
Sob o tema “Por um Brasil e Paraná Rural com Gente do Jeito que a Gente Quer”, os participantes aprovaram as propostas que serão levadas para os encontros regionais e nacionais. Entre as propostas está o fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no qual os produtores rurais pedem que seja discutido o aumento da porcentagem de recursos financeiros para a compra de produtos alimentícios dos agricultores familiares. O PNAE estabelece que parte dos alimentos adquiridos para a merenda escolar da rede municipal deve ser proveniente da agricultura familiar e é esta porcentagem que os produtores querem aumentar.
Outra proposta trazida pelos participantes diz respeito a estradas rurais, melhorias na área e manutenção das estradas que já existem. Isso porque, é através delas que os produtores têm acesso aos serviços nos setores de saúde, educação e lazer. Além disso, a facilidade no escoamento da safra através das estradas ajuda a manter o homem no campo.
Os participantes também elegeram as 22 pessoas que vão compor o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e seus suplentes. Com esse encontro, Londrina foi a única cidade paranaense a realizar a etapa municipal da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, o que traz benefícios para a cidade.
“Como fomos os únicos que debatemos as propostas estamos na frente, pois levaremos as ideias no encontro intermunicipal, que acontece dia 4 de julho e para os demais encontros. Além disso, nos surpreendeu o fato de tantas pessoas participarem dos debates. Esperávamos 80 pessoas e participaram 120. A etapa municipal foi muito produtiva e os debates foram aprofundados”, disse o diretor de Desenvolvimento Rural, Osvaldo de Souza Campos Júnior.
A etapa municipal foi realizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural em parceria com a Prefeitura de Londrina e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e contou com o apoio do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e da Cooperativa de Crédito Rural com Intenção Solidária (Cresol).
A 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário será realizada de março a outubro de 2013 vai elaborar o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, de forma participativa, envolvendo nesse processo representações das diversas instâncias de governo, além da sociedade civil organizada.
Foto: Luiz Jacobs