Cidadão

Semana sobre Álcool e outras Drogas é aberta em Londrina

Evento organizado pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas traz programação diversificada e inscrições gratuitas

Evento organizado pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas traz programação diversificada e inscrições gratuitasA IV Semana Municipal sobre Álcool e outras Drogas promovida pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (Comad) teve sua abertura oficial na tarde de hoje (24). A solenidade foi realizada no auditório do Sesc, na Rua Fernando de Noronha, 264, e contou com a apresentação do grupo de cantoria da terceira idade. A Semana é aberta à comunidade e as inscrições para participar são gratuitas.

A secretária municipal do Idoso, Maria Inez Barroso, que representou o prefeito Alexandre Kireeff na solenidade, elogiou a pluralidade de vozes que compõem o evento. “A programação traz crianças, adolescentes, dependentes, profissionais da área e idosos. É primordial escutar os diferentes depoimentos. Cada testemunho traz sua contribuição. Quase todos já sofreram violência física ou psicológica decorrente de problemas com drogas, lícitas e ilícitas, e podem relatar como isso destrói a família. Cada um dará uma contribuição enorme à Semana.”

Evento organizado pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas traz programação diversificada e inscrições gratuitasA coordenadora dos trabalhos de organização da Semana, Clarice Iunges, explicou como foi montada a programação. “Nós procuramos fragmentar, ouvir as faixas etárias diferentes em diferentes dias para que possamos conhecer realmente as necessidades, as demandas de cada um. O debate com a população é necessário para elaborarmos uma política municipal de combate às drogas, algo que não existe ainda no Município. Nos empenhamos ao máximo para envolver o maior número de pessoas nessa discussão importantíssima.”

A presidente do Comad, Ana Carolina Athayde, reforçou a ideia de dar voz aos diferentes segmentos da sociedade. “Queremos construir juntos transformações sobre esse tema tão polêmico. Articular a rede de serviços, pensar em ações de prevenção e de combate. Convido a todos para que, além de participarem do evento, passem a freqüentar nossas reuniões e tragam sua contribuição.”

O representante da Câmara de Vereadores no Comad, Emanoel Gomes, colocou o órgão a disposição para ajudar no que for preciso. “É necessário que nós abracemos essa questão e realmente nos preocupemos com isso. Todos merecem a chance de mudar, é possível mudar. Eu e meus colegas, toda a Câmara, estamos trabalhando para ajudar, seja na criação de projetos ou no apoio aos eventos.”

Mario Francisco Pires falou em nome dos usuários. “Isso é um problema sério. A sociedade tem um grande preconceito em relação aos usuários. Nós somos pessoas que estão lutando para se reerguer, se restabelecer e voltar a contribuir para a sociedade, e não pessoas inválidas. Dependência química é uma doença, precisa ser combatida como qualquer outra.”

Participaram da abertura oficial da IV Semana Municipal sobre Álcool e outras Drogas os vereadores Tio Douglas, Elza Correa, Lenir de Assis, Emanoel Gomes e Sandra Graça.

Programação:

Segunda-feira (24)

13h30 – Abertura oficial
14h às 18h – “Ouvindo os mais velhos: a droga do ponto de vista das pessoas idosas”
Local: Auditório do Sesc, rua Fernando de Noronha, 264

Terça-feira (25)

13h30 às 18h – “Ouvindo (mais um pouco) os mais velhos”
Local: Centro de Convivência da Pessoa Idosa, na rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes
13h30 às 18h –“ A vez e a voz da galerinha: as contribuições das crianças e adolescentes”
Local: Auditório do Sesc, na rua Fernando de Noronha, 264

Quarta-feira (26)

8h às 12h – “Dialogando com grupo étnicos e com pessoas em situação de rua ou em acolhimento institucional”
Local: CMEI Valéria Veronese, na rua Benjamin Constant, 800
13h às 18h – “Expressões e reflexões da religiosidade”
Local: Câmara de Vereadores, na rua Governador Parigot de Souza, 145
20 às 21h – “Motivação para viver longe das drogas” – palestra com Gino Azzolini Neto
Local: Fundação Tamarozzi, na rua Almeida Garretti, 115

Quinta-feira (27)

13h30 às 17h – “Pensando a relação entre drogas e deficiência”
Local: Auditório da AAPP Sindicato, na rua Juscelino Kubitscheck, 1.834
19h às 22h30 – “Contribuições da população adulta, com recorte de gênero: homens, mulheres e LGBT”
Local: Auditório do Sesc, na rua Fernando de Noronha, 264

Sexta-feira (28)

19h às 22h30 – “Confluindo para a política: um balanço do que temos e do que queremos”
Local: Auditório do Sesc, na rua Fernando de Noronha, 264

Sábado (29)

9h às 17h – “2º Encontro de mulheres positivas”
Local: Fundação Tamarozzi, na rua Almeida Garretti, 115.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos