Assistência Social realiza I Seminário Municipal de Trabalho Social com Famílias
Evento acontece amanhã (15) e quinta-feira (16), no Anfiteatro Cyro Grossi da UEL e terá transmissão ao vivo pelo Youtube
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promove, nesta quarta (15) e quinta-feira (16), o I Seminário Municipal “Trabalho Social com Famílias na Política de Assistência Social”, em parceria com o curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina. O evento, que é voltado aos trabalhadores e profissionais que desenvolvem trabalhos com famílias e atuam com políticas de assistência social, será realizado das 8h às 14h, no Anfiteatro Cyro Grossi (Pinicão), em ambos os dias.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, o seminário tem como finalidade aprimorar o trabalho que é desenvolvido pelos agentes do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) em Londrina. “Atualmente, temos 72 mil famílias ativas em nosso cadastro e, para que possamos olhar e intervir da melhor forma possível, é preciso que todos os nossos serviços socioassistenciais estejam alinhados e trabalhando de forma conjunta e este alinhamento precisa partir de uma base teórica sólida, que tenha como intuito impulsionar a proteção social e que coloque as famílias no centro do protagonismo”, frisou.
Essa iniciativa celebra a parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e a UEL, iniciada em 2022, com a participação da professora Dra. Cássia Carloto (Departamento de Serviço Social) no espaço denominado Diálogo no SUAS, que promoveu diversos encontros temáticos com toda a equipe de gestão do SUAS. “A partir desses encontros que tivemos no ano passado, nós estruturamos um projeto de extensão com a UEL sobre trabalho social com famílias, envolvendo as equipes do SUAS em Londrina. Este Seminário Municipal é uma das atividades de aprimoramento que busca estabelecer qual é o papel dos agentes públicos no trabalho com famílias, seja no atendimento, acompanhamento e em todo o conjunto de ações da política de assistência social em Londrina”, declarou Micali
O evento, que pretende reunir, aproximadamente, 430 trabalhadores dos SUAS, além de profissionais de outras categorias e áreas com as quais esta política se relaciona, propiciando espaço coletivo de integração em torno de temáticas fundamentais ao desenvolvimento da política de assistência social, também terá transmissão ao vivo e gratuita pelo Canal do Youtube da Assistência Social de Londrina, pois já atingiu a carga total de inscrições.
Para a professora responsável pelo projeto de extensão intitulado “Trabalho social com famílias e a consubstancialidade entre gênero, classe e raça/etnia: uma proposta de educação permanente para profissionais da Secretaria de Assistência Social de Londrina”, Cássia Carloto, a expectativa é poder contribuir para o debate e promover nas unidades de compreensão sobre esses trabalhos. “As palestrantes convidadas para este evento, as professoras Regina Célia Mioto da UFSC e Solange M. Teixeira da UFPI, são referências nacionais no desenvolvimento teórico metodológico no que se refere ao trabalho social com famílias. Sendo assim, a expectativa é de que o conhecimento partilhado pelas professoras possam contribuir para a construção de novas reflexões sobre o tema, novos entendimentos e que também sirva para aprimorar os processos de trabalho e práticas profissionais no âmbito desta política no município de Londrina”, finalizou.
Cronograma – Na quarta-feira (15), o evento terá início às 8h30 com a parte 1 da palestra “Família, política social e trabalho social com famílias”, ministrada por Regina Célia Tamaso Mioto, graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – Campinas); mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); doutora em Saúde Mental pela Unicamp e professora do programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS).
Após um breve intervalo com café, a palestra será retomada sendo seguida por um debate. No período da tarde, das 13h às 14h, serão realizadas avaliações e coletas de dados para as oficinas territoriais sobre trabalho com famílias.
No segundo dia de seminário, a palestra “Trabalho Social com Famílias nos serviços, programas e projetos socioassistenciais” será conduzida por Solange Maria Teixeira, doutora em Políticas Públicas e professora dos cursos de graduação em Serviço Social e pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI). E, assim como no dia anterior, após o coffee break, a palestra terá continuidade sendo encerrada com um debate a respeito do tema. No período vespertino, das 13h às 14h, serão realizadas avaliações e coletas de dados para as oficinas territoriais sobre trabalho com famílias.
Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.