Cidadão

Secretaria da Mulher integra equipe vencedora de competição promovida pela Enap

Ação, que contou com representantes de diferentes órgãos públicos e esferas de governo, teve como objetivo propor soluções inovadoras para as desigualdades de gênero presentes no setor público

Entre 6 e 10 de março, a assessora de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Rosangela Portella Teruel, participou do evento “Datathon: Desigualdades de gênero no serviço público”, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em Brasília.

Realizada na forma de competição, a iniciativa teve como objetivo propor soluções inovadoras para as desigualdades de gênero presentes no setor público, com base nos dados constantes da plataforma InfoGov, mantida pelo Governo Federal. Ao todo, 43 profissionais de diversos órgãos públicos e esferas de governo participaram das atividades, sendo que Teruel foi a única representante selecionada do Sul do país.

Os participantes da iniciativa, tanto homens quanto mulheres, foram divididos em nove equipes, cujos membros receberam a missão de propor e apresentar uma solução para a construção de políticas públicas visando a igualdade de gênero. O evento foi estruturado em quatro fases, tendo se iniciado com uma apresentação que abordou conceitos como dados abertos e inovação aberta, entre outros tópicos, e expôs casos de sucesso.

Foto: SMPM/Divulgação

Na sequência, as atividades realizadas abrangeram uma oficina de design de problema, sessões de ideação e prototipagem e um pitch de 15 minutos para apresentar as soluções à comissão julgadora do Datathon.

A proposta vencedora do primeiro lugar foi elaborada pelo grupo de Teruel, que incluiu servidoras de diferentes estados (veja os nomes abaixo). A solução consistiu em um painel on-line voltado a indicar a porcentagem de homens e mulheres em cargos de liderança em uma determinada instituição, assim como a quantidade de nomeações necessárias para atingir a paridade de gênero. O projeto foi intitulado “NomeiaELA- Painel de Paridade de Gênero em Cargos de Liderança”.

A assessora de Planejamento e Gestão da SMPM destacou, entre os critérios estabelecidos pelo edital da competição, a inovação da análise e o potencial de escala. “O painel que desenvolvemos é aplicável tanto a instituições públicas quanto privadas e pode, inclusive, ser usado para analisar outras interseccionalidades, como idade e raça/etnia. Esse evento foi muito positivo, pois nos deu a oportunidade de pensar em novas maneiras de avançar em direção à paridade de gênero em cargos de liderança e a importância dos dados para mostrar concretamente a dimensão deste desafio”, afirmou.

Foto: SMPM/Divulgação

A premiação das equipes vencedoras com o troféu de reconhecimento foi feita pela presidente da Enap, Betânia Peixoto Lemos. Além disso, a Enap fará uma publicação com as análises de dados realizadas pelas equipes que conquistaram o 1º, 2º e 3º. lugares.

Além de Teruel, a equipe vencedora incluiu as servidoras Luciana Felix Ferreira, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); Vilma Sobral de Oliveira, da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Administração do Distrito Federal (SEPLAD/DF); Izabel Faez, da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (SEPLAG/AL); e Gabriela Catunda, da Universidade Federal do Cariri (UFCA/CE).

Agendas com os governos estadual e federal – A SMPM participou de uma série de agendas oficiais com os governos estadual e federal, em conjunto com as demais integrantes do Fórum de Gestoras de Políticas para as Mulheres do Paraná.

Conforme a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, foram realizadas reuniões com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, em Brasília, em 13 de fevereiro, e com a secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, em Curitiba, em 2 de março. “Tivemos a oportunidade de apresentar a rede de serviços voltados às mulheres em Londrina, as demandas do Município e propor pautas para os próximos quatro anos, já que os mandatos das esferas estadual e federal estão no início. Durante os encontros, foi possível promover a aproximação, o planejamento de ações e o alinhamento de expectativas”, frisou Fernandes.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos