Cidade

Procuradoria-Geral do Município realiza live sobre o INOVALab nesta quinta (16)

Aberta a todos os interessados, transmissão vai apresentar o Laboratório de Inovação da PGM, explicando como a iniciativa foi criada e expondo seus projetos

A Procuradoria-Geral do Município (PGM) realiza nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, uma live com o objetivo de apresentar o INOVALab – Laboratório de Inovação, iniciativa criada pelo órgão em dezembro de 2022 (saiba mais). Aberta a todos os interessados, a atividade será conduzida pelo procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, e pelos procuradores Carlos Renato Cunha, Sérgio Veríssimo de Oliveira e Leonardo Martin Garcia.

A transmissão será feita no canal de YouTube PGM Ambiental (clique aqui), administrado pela procuradora do Município de Novo Hamburgo, Cinara Vila. Durante a ação, cujo público-alvo é principalmente a comunidade jurídica, os procuradores vão relatar como se deu a criação do INOVALab, que ideias estão sendo desenvolvidas por meio da iniciativa e como é a sua dinâmica de trabalho.

Procurador-geral do Município, João Luiz Esteves. Foto: Emerson Dias/NCom

Conforme o procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, o INOVALab vem se destacando em âmbito nacional, e por isso o canal PGM Ambiental fez o convite para que a iniciativa fosse apresentada durante a live. Esteves salientou, também, que o Laboratório de Inovação é composto por procuradores e técnicos de gestão pública da PGM, que buscam desenvolver não somente métodos inovadores na área de tecnologia da informação, mas também processos de trabalho que tragam mais eficiência ao serviço público.

“O objetivo é otimizar o trabalho dos servidores e, ao mesmo tempo, nós queremos que o que está sendo desenvolvido aqui se expanda para outros órgãos da Prefeitura. Um exemplo de como isso é possível é o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que foi implantado inicialmente na PGM e, depois, se espalhou por toda a Prefeitura. Por isso, o laboratório será muito importante para melhorar a qualidade do serviço público, a qualificação do servidor e a eficiência dos procedimentos. Já estamos com cerca de 20 procedimentos em andamento, fazendo testes para que eles possam melhorar a gestão pública”, afirmou Esteves.

Reunião dos integrantes do INOVALab. Foto: Ulisses Sawczuk/NCom

De acordo com o procurador Sérgio Veríssimo, várias instituições como tribunais vêm criando laboratórios com o intuito de trazer a inovação para a administração pública. “Na maioria das vezes, a inovação é mais comum no âmbito da iniciativa privada, que tem mais flexibilidade e mais recursos financeiros para fazer esse tipo de implementação, enquanto que no âmbito da administração pública isso tem sido uma tendência mais recente. A nossa ideia é justamente trazer isso para a administração municipal, iniciando na PGM, de modo que as práticas inovadoras se consolidem e a gente consiga trazer mais eficiência para o serviço público, sempre pensando em manter a qualidade”, frisou.

O procurador Leonardo Martin Garcia sublinhou que os membros do INOVALab têm procurado atuar no intuito de garantir a continuidade da iniciativa. “Às vezes, devido à grande quantidade de trabalho, acabamos priorizando as operações atuais, mas também buscamos colocar o foco no que poderemos fazer no futuro, e nas potencialidades de inovação que estão emergindo, pois esse deve ser um processo perene”, disse.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos