Espetáculo musical reúne alunos da rede municipal no Cine Teatro Ouro Verde
Evento desta sexta-feira (17) faz parte da programação da 12ª Mostra de Música de Câmara; apresentações vão ocorrer pela manhã e tarde
Dentro da programação da 12ª Mostra de Música de Câmara, a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina sobe ao palco do Cine Teatro Ouro Verde nesta sexta-feira (17) para apresentar o espetáculo “O Mundo Mágico da Música: um concerto para adultos e crianças”. As sessões agendadas para às 9h30 e 15h serão exclusivas para, aproximadamente, mil alunos da rede municipal.
O “Mundo Mágico” apresenta as tradicionais cantigas de roda que encantam gerações, além de obras de Mozart e Villa-Lobos, com a participação da palhaça Adelaide (personagem da atriz Juliana Galante), que conduz o público pelo universo mágico da música para conhecer peculiaridades de cada instrumento de uma orquestra.
A 12ª Mostra de Música de Câmara “Diálogos: música, história e educação”, sob direção artística do violinista Evgueni Ratchev, conta com uma programação variada com recitais, Encontro de Violões, Música nas Igrejas, Música nos Teatros e Concertos Didáticos. Nesta edição, a Mostra resgata obras inéditas do repertório da música Barroca à Contemporânea, além de composições nacionais.
A 12ª Mostra de Música de Câmara “Diálogos: música, história e educação” têm patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e da Unimed Londrina. Conta ainda com apoio da Folha de Londrina, CBN Londrina, Rádio UEL FM e Casa de Cultura da UEL. A direção geral é Irina Ratcheva, com realização da Artis Colegium Associação Cultural.
Orquestrando o Futuro – No período da tarde, também ocorre o lançamento oficial do projeto “Orquestrando o Futuro – Oficinas de Musicalização” e demais projetos socioeducativos da Secretaria Municipal de Educação (SME). O Orquestrando o Futuro já está em curso desde o mês de fevereiro, com oficinas semanais para 300 alunos do 1º ao 5º ano de escolas municipais.
O projeto faz parte das atividades educacionais desenvolvidas pela Orquestra de Câmara Solistas de Londrina e será realizado no decorrer do ano em seis escolas: E.M. Arthur Thomas, E.M. Nair Auzi Cordeiro, E.M. Norman Prochet, E.M. Aristeu dos Santos Ribas, E.M. Suely Ideriha, E.M. Luiz Marques Castelo (Distrito Espírito Santo).
Com coordenação geral da pianista e professora Irina Ratcheva, a experiência das oficinas de musicalização já havia sido testada em 2022 com mais de 70 alunos da Escola Municipal Arthur Thomas. “Ano passado fizemos um piloto do projeto e o resultado foi magnífico. Em poucas aulas os alunos já formaram uma grande orquestra e conseguiram realizar uma demonstração incrível na prefeitura de Londrina”, contou.
O Orquestrando o Futuro traz uma inovadora metodologia de ensino coletivo, possibilitando que os alunos aprendam de maneira lúdica e colaborativa. Natanael Fonseca, violonista e professor, é coordenador das oficinas e será regente das crianças em futuras apresentações. “Desenvolvo esse trabalho em outros estados há 12 anos e temos resultados muito promissores, com alunos que iniciaram no projeto e hoje seguem a vida como musicistas profissionais”, explicou.
Além das oficinas, estão previstas outras atividades em escolas, palestras para professores e público em geral, apresentações dos alunos participantes nas oficinas, guia didático (conteúdos disponibilizados na plataforma didática online para consultas), rodas de conversas e amplas pesquisas.
O projeto “Orquestrando o Futuro”, realizado pela Artis Colegium Associação Cultural e Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, foi selecionado via edital de Chamamento Público da Secretaria Municipal de Educação de Londrina.
Texto: Assessoria de Imprensa da Mostra de Música de Câmara