Desenhos de alunos de escola municipal integram exibição da UNESCO no Japão
Os 30 trabalhos ilustrarão a exposição World Children's Art Exhibition, em Nishinomiya, promovendo o contato entre as crianças londrinenses e japonesas

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Governo, encaminhou 30 desenhos produzidos por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi para serem expostos no Japão. Os trabalhos serão exibidos na tradicional exposição “Unesco World Children’s Art Exhibition”, promovida pela Unesco de 21 a 26 março, na cidade japonesa de Nishinomiya. O encaminhamento dos desenhos ocorreu por intermédio do vereador Eduardo Tominaga, líder do prefeito Marcelo Belinati na Câmara Municipal de Londrina.
Os desenhos são alusivos à cidade de Londrina e uma contribuição com a edição de 2023 da “Unesco World Children’s Art Exhibition”, considerando a coirmandade das cidades de Londrina e Nishinomiya. Eles foram solicitados pelo presidente da Nishinomiya Unesco Association, Tatsu Tatsuuma, e a ação contou com apoio da Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya e a colaboração da Secretaria Municipal de Educação.
Londrina é coirmã de Nishinomiya desde 11 de maio 1977, por meio de um convênio firmado entre os municípios. A cultura japonesa teve papel preponderante no desenvolvimento de Londrina, que possui uma das maiores colônias japonesas em todo o Brasil.

Na cidade, há vários eventos culturais envolvendo o povo japonês, como a Expo Japão, um dos maiores do Paraná voltado à divulgação da tradição, costumes e hábitos da cultura japonesa; e o festival Londrina Matsuri, de arte, cultura e culinária japonesa. Também conta com a Praça Nishinomiya e a Praça do Centenário da Imigração Tomi Nakagawa, construída na área central de Londrina, que é uma exposição de cultura e símbolos a céu aberto, cujo projeto arquitetônico-paisagístico foi elaborado a partir da filosofia e história do Japão.
O secretário municipal de Governo e procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, ressaltou que é muito importante para Londrina e Nishinomiya continuar com esta integração, a partir do envio destes desenhos pelas crianças. “Ações como esta consolidam, ainda mais, os laços e amizade entre as cidades”, apontou.

A administradora e responsável pelas relações internacionais da Prefeitura de Londrina, Liz Paludetto Rodrigues, disse que a irmandade com Nishinomiya é a mais tradicional que o município tem pois, dentre as dez cidades coirmãs de Londrina, Nishinomiya é a que tem uma relação mais aprofundada até o momento. “Essa troca de desenhos é importante porque a barreira do nosso idioma é muito grande, diferentemente de Portugal, onde todos conseguem se comunicar. Os desenhos representam o contato das crianças daqui com as de lá. Como elas não podem conversar entre elas, demonstram a sua visão através dos desenhos. Parece um gesto simples, mas ele representa muito. Todos os anos Londrina recebe o convite para participar desta exposição e sempre participamos”, contou.
O vereador Eduardo Tominaga, membro da Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya, enfatizou que este é mais um projeto importante que as cidades de Londrina e de Nishinomiya realizam. “Há alguns anos nós mandamos os desenhos das crianças de Londrina para lá, com a ajuda das escolas do Município, em especial da Maestro Andrea Nuzzi. O objetivo é mostrar a cidade de Londrina, os nossos principais pontos turísticos, para toda a população de Nishinomiya, principalmente para as crianças”, afirmou.