Cidade

IPPUL: BRT a caminho e Plano Diretor retomado

O Instituto de Pesquisa e Planejamento e Urbano de Londrina realizou um trabalho importante de elaboração de projetos e ações efetivas na cidade

O Instituto de Pesquisa e Planejamento e Urbano de Londrina (IPPUL) destacou as realizações dos primeiros 200 dias da nova administração. O órgão foi responsável pela entrega dos textos dos dois projetos de leis complementares do Plano Diretor, do Sistema Viário e do Uso e Ocupação do Solo, e conseguiu a aprovação da carta proposta do Bus Rapid Transit (BRT) pelo Ministério da Cidade, envolvendo a liberação de R$ 124.710.000,00 para a execução das obras de linhas exclusivas para ônibus. Obteve a pré-aprovação do financiamento a ser contratado com o BID no valor de US$ 25 milhões que irão contemplar diversas ações na cidade, especialmente com relação à mobilidade urbana e recuperação de fundos de vale.

O IPPUL atende a demanda interna, de várias secretarias, relativa à elaboração de estudos, lay-out e projetos arquitetônicos e urbanísticos dentro de sua Diretoria de Projetos. Só nesse primeiro semestre foram realizados 30 levantamentos de projetos, e já estão em fase de elaboração 34 projetos, como o planejamento de quadras esportivas, ginásios, pistas de caminhada. O Instituto também desenvolveu ações de sinalização viária horizontal e vertical em cerca de 30 vias da cidade.

Destaca-se também a Elaboração do Projeto Conceitual do BRT Londrina, já aprovado pela engenharia da Caixa Econômica Federal, elaboração do Termo de Referência para Contratação da Elaboração dos Projetos Básico e Executivo dos Corredores Leste-Oeste e Norte-Sul do BRT Londrina e revisão do Artigo 21 da Minuta de Lei do Sistema Viário que trata das vias com previsão de alargamento e duplicação.

Foi retomado o Projeto “Bairro da Gente”, que consiste no desenvolvimento de projetos com definição de preferenciabilidade em todos os cruzamentos dos bairros através de sinalização horizontal e vertical, incluindo a intensificação de sinalização de advertência no entorno de escolas, igrejas, templos e demais pólos geradores de tráfego com elevada demanda de veículos e pedestres.

Outro trabalho importante diz respeito a projetos de adequação de geometria, que trata dos projetos executivos de rotatórias e ilhas de canalização, baias para conversão e demais correções da geometria viária, a fim de melhorar e facilitar a trajetória dos veículos, canalizando os movimentos e garantindo fluidez e segurança aos usuários, como duplicação de vias, transposições e alargamentos.

Outra conquista foi a instituição do Conselho Deliberativo do IPPUL, que será muito útil para fixar algumas interpretações sobre legislação urbanística, além de definições quanto aos novos instrumentos previstos pelo Estatuto da Cidade e Plano Diretor, porém ainda não regulamentados, como outorga onerosa e operação urbana consorciada e também o Fundo de Desenvolvimento Urbano, que dá subsídios a intervenções importantes no âmbito do planejamento urbano da cidade de Londrina.

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