Secretaria de Saúde aplicará nova prova para o cargo de enfermeiro auditor
Prova apresentou quinze questões idênticas a outras provas realizadas para a área; candidatos farão nova prova que deve ser marcada dentro de 30 dias
O secretário de Saúde Francisco Eugênio de Souza e o procurador geral do município, Zulmar Fachin, convocaram uma entrevista coletiva hoje (18) pela manhã, na Prefeitura de Londrina, para comunicar a anulação da prova do concurso para o cargo de enfermeiro auditor, realizada pela Secretaria de Saúde no último domingo (14). Quinze questões da prova eram idênticas a questões de outras provas da área.
Francisco Eugênio de Souza explicou que a decisão foi baseada no parecer da Procuradoria. “Nós temos o apoio documental para basear juridicamente essa decisão. A nossa intenção quando soubemos desse fato era de cancelar, e a Procuradoria também entendeu a questão nesse sentido. É lamentável que tenha acontecido, vamos averiguar e descobrir o motivo desse plágio na elaboração da prova. Encaminharemos o pedido de investigação à Corregedoria.”
O secretário de Saúde ressaltou que todos os candidatos inscritos para o cargo de enfermeiro auditor serão chamados novamente para realizar a prova. ”Nós iremos entrar em contato com os 176 inscritos para, assim que for definida a nova data da prova, que esperamos que seja em 30 dias, eles sejam avisados e convocados para fazê-las novamente. Eram muitas questões para anularmos, por isso decidimos refazer a prova inteira. Convidaremos professores das instituições de ensino superior da cidade para elaborá-las, sempre com o maior sigilo.”
Quanto às provas aplicadas para provimento de outros cargos que tiveram recursos, o secretário de Saúde disse que eles serão analisados caso a caso. “Nós tivemos recursos em outras provas, mas nenhum aponta para o plágio. Existe sim similaridade com outras questões, entendimento dúbio, mas nada que resulte em uma anulação. Iremos julgar todos os recursos e se eles forem procedentes, decidiremos pela anulação da questão.”
Souza explica que o atendimento à população não será prejudicado com a anulação do concurso de enfermeiro auditor. “Esse cargo é para um trabalho interno, que não reflete diretamente no atendimento ao público.”
O procurador geral do município, Zulmar Fachin, explicou o motivo da orientação da Procuradoria para a anulação da prova. ”Avaliamos a situação e recomendamos pela invalidação da prova. Acreditamos que o sigilo foi quebrado na medida em que mais da metade das questões que compuseram a prova foram retiradas da rede de computadores, e isso pode prejudicar os candidatos. Não existe nenhuma legislação que proíba o organizador de retirar as questões da internet, mas acreditamos que foi inadequado.”
Fotos: N.com