Viaduto e passarela na Avenida Brasília são tema de reunião entre Município e DNIT
Projetos foram discutidos na tarde dessa terça-feira (4), pelo secretário municipal de Planejamento e o chefe da unidade local do órgão
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, recebeu em seu gabinete o supervisor local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Londrina, Eduardo Barros Rocha. O encontro, realizado na tarde dessa terça-feira (4), tratou de atividades que o órgão federal está executando em Londrina, no trecho urbano da BR-369, e projetos viários voltados à mobilidade urbana.
Desde o final de 2021, cabe à superintendência regional do Paraná a manutenção e conservação das rodovias federais. E a área de abrangência da unidade de Londrina do DNIT contempla trechos da BR-369, BR-153 e BR-376. Atualmente, no trecho urbano da 369, a Avenida Brasília, o DNIT está executando serviços de reparo do pavimento, como tapa buracos, fresagem e recomposição asfáltica. Os trabalhos incluem também roçagem, limpeza dos dispositivos de drenagem e caiação.
Durante o encontro, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, apresentou um projeto para construção de um viaduto de conexão entre a BR-369 e a Avenida Angelina Ricci Vezozzo. “Esse projeto foi elaborado pela antiga concessionária, mediante solicitação do Município, que doou os projetos para a Prefeitura e já foi atualizado. Agora, submetemos ao DNIT para avaliarem a viabilidade técnica. Essa seria, do ponto de vista da mobilidade urbana, a obra mais necessária na cidade, em um trecho com tantos acidentes e mortes”, destacou.
Outra obra discutida na região envolve a construção de uma passarela sobre a Avenida Brasília, próximo aos bairros Jardim do Sol e Shangri-lá B. A expectativa é que o DNIT verifique se já foi elaborado um projeto dessa nova estrutura viária. “Estamos pedindo também a autorização para que o Município execute essa obra. Diversos serviços essenciais, como a UPA, posto de saúde, CRAS, escola e colégios ficam de um lado da rodovia, e a população usuária fica do outro lado. O Município já tem os recursos, mas não poderíamos executar se eles não autorizarem. E o supervisor Eduardo Rocha se colocou à disposição, com sua equipe, para nos auxiliar nessa tarefa de viabilizar obras tão importantes”, explicou Canhada.
Segundo o supervisor da unidade do DNIT em Londrina, Eduardo Barros Rocha, o projeto referente ao viaduto do Grêmio será analisado na Superintendência de Curitiba quanto ao cumprimento das normas e técnicas e, caso seja viável, tem chances de ser aprovado pelo órgão. “Vamos avaliar a parte operacional e questão das normas. A tramitação é eletrônica, via SEI, então deve ser rápida. Em relação ao viaduto, é preciso estar dentro de todas as normas para obter a aprovação. Quanto à passarela, sabemos de projetos similares que foram aprovados. Como não demandará recursos do órgão, caso já tenham o projeto e a Prefeitura os recursos para execução, também vejo a possibilidade de aprovarem”, citou.
Também participaram da reunião o diretor de Projetos da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), Fernando Bergamasco, e o técnico de Infraestrutura do DNIT, André Luiz Igarashi.