Economia Solidária oferece produtos variados em clima de Páscoa
Os itens temáticos estão à venda no Centro Público, que fica na esquina das avenidas Rio de Janeiro e JK, ou no Café e Arte, na Praça 7 de Setembro
Os empreendimentos do Programa Municipal da Economia Solidária ainda possuem diversas opções de doces e peças de artesanato preparados especialmente para a Páscoa, que será comemorada no próximo domingo (9). Os itens são todos produzidos artesanalmente, com tipos variados de chocolates e ovos, além de artigos para decoração com o tema da Páscoa.
Esses e outros produtos estão disponíveis no Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura, que fica na esquina das avenidas Rio de Janeiro e Juscelino Kubitschek. A produção especial para a Páscoa também pode ser conferida na Casa da Economia Solidária Café e Arte, localizada na Praça 7 de Setembro (Rua Professor João Cândido). Para essa semana, o horário de funcionamento dos dois locais será das 9h às 17h, até quinta-feira (6). No sábado (8), haverá um plantão de vendas nos dois locais, das 9h às 13h.
Entre as opções disponíveis, os integrantes dos empreendimentos da Economia Solidária comercializam ovos de páscoa tradicionais, recheados e de colher. Os bombons podem ser adquiridos por unidade ou em kits, com opção de embalagem para presentear. Inclusive, no Centro Público de Economia Solidária, foi montada uma sala exclusiva para exposição dos produtos de chocolate, com a faixa de preços entre R$ 3 e R$ 80. Para decorar, há coelhos, panos de prato, cestas feitas à mão e outras opções temáticas.
A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, citou que as datas comemorativas, como é o caso da Páscoa, possuem um significado especial. E, ao mesmo tempo, representam uma oportunidade para aquisição dos artigos que são produzidos dentro da Economia Solidária. “A Páscoa é também um momento de consumo, quando as famílias buscam seus ovos de Páscoa e itens afins para consumir ou presentear os filhos, parentes e amigos. Então, convidamos a comunidade londrinense para fazer esse consumo de forma solidária e consciente, com produtos que equivalem, em qualidade, aos que estão no comércio tradicional, e que fazem parte do da Economia Solidária”, disse.
O Programa Municipal de Economia Solidária é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Londrina. “Através do programa, buscamos a inclusão social e econômica das famílias, oferecendo a capacitação com cursos que, além de tudo, elevam a qualidade dos produtos. É uma forma de incentivar o consumo consciente oferecendo produtos de qualidade e reinserindo essas famílias em uma atividade econômica”, complementou Micali.
A assistente social e coordenadora da Caritas Arquidiocesana de Londrina, Soraya de Paula Garcia de Campos, destacou que, ao adquirir um produto da Economia Solidária, o consumidor está incentivando o pequeno produtor e a economia local. “Ainda temos muitas opções disponíveis, então quem precisar comprar de última hora o presente de Páscoa vai encontrar várias opções para si e sua família. E o melhor, é tudo artesanal, feito com muito carinho e atenção. Todas as pessoas são qualificadas, possuem cursos para produção dos doces, então a satisfação é garantida. E todo valor obtido com as vendas vai diretamente para quem produziu, integralmente. Sem contar que os produtos se destacam pela qualidade, utilizando as melhores matérias-primas para a satisfação dos clientes”, disse.
E, entre as muitas opções deste ano, estão os chocolates sem lactose. “São próprios para pessoas que têm esse tipo de restrição. Seja no Centro Público ou no Café e Arte, vão encontrar um chocolate artesanal gostoso e seguro para quem é intolerante à lactose”, acrescentou a coordenadora da Cáritas.