Destaques

Aleitamento Materno é tema de capacitação de profissionais da saúde

Durante a abertura do Simpósio de Aleitamento, secretário de Saúde anunciou envio de projeto de lei que amplia período de amamentação para servidoras municipais

Durante a abertura do Simpósio de Aleitamento, secretário de Saúde anunciou envio de projeto de lei que amplia período de amamentação para servidoras municipais

Na manhã de hoje (1), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o “IX Simpósio de Aleitamento Materno de Londrina e Região: apoio às mães que amamentam – próximo, contínuo e oportuno”. O encontro foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizada na rua Parigot de Souza, 311.

Durante a abertura do Simpósio de Aleitamento, secretário de Saúde anunciou envio de projeto de lei que amplia período de amamentação para servidoras municipaisO objetivo do simpósio é debater com os profissionais da saúde maneiras de subsidiar com informações e ações às mulheres que estão amamentando. Estiveram presentes cerca de 300 profissionais de nível superior, auxiliares e técnicos e estudantes da área da saúde. O encontro é parte das comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno que começou hoje.

A coordenadora do simpósio, Lilian Consolin Poli de Castro, explicou que o simpósio existe em Londrina há 18 anos e que vem se consolidando ano após ano. “Estamos na nona edição do simpósio que acontece a cada dois anos. É com muito orgulho que realizamos este encontro, onde mais de 3.300 profissionais já participaram, pois sabemos que aumentando o índice de aleitamento conseguimos diminuir as taxas de mortalidade infantil. Por isso, é importante que os profissionais se qualifiquem e se capacitem”, disse.

Durante a abertura das atividades, o secretário municipal de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, anunciou que a Prefeitura irá encaminhar à Câmara um projeto de lei que garante às servidoras públicas municipais o direito de amamentar seu filho ou filha até que a criança complete um ano e meio de idade.

Durante a abertura do Simpósio de Aleitamento, secretário de Saúde anunciou envio de projeto de lei que amplia período de amamentação para servidoras municipais“Londrina é referência no atendimento à saúde, mas precisamos melhorá-la ainda mais. Temos que lutar para que todas as mulheres e crianças sejam bem atendidas, por isso nos engajamos em programas como o Rede Cegonha e o Mãe Paranaense, dos governos federal e estadual. Além disso, a Prefeitura pretende estender a todas as servidores, e não somente às profissionais da Autarquia de Saúde, o direito de amamentar durante um ano e meio e contamos com a aprovação dos vereadores para aprovação do projeto”, explicou Souza.

A palestrante e nutricionista da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (ATSCAM)/(DAPES) do Ministério da Saúde, Carolina Belomo de Souza, ressaltou a importância da amamentação para a saúde das crianças.“É importante que se debata o aleitamento materno, porque ele reduz em 13% o índice de mortalidade infantil em crianças com menos de cinco anos de idade. O Comitê de Aleitamento Materno (Calma) de Londrina tem grande importância e tem contribuído muito com o Ministério da Saúde nesses 18 anos de existência”, afirmou.

O vice-prefeito, Guto Bellusci, lembrou que todas as ações que visem melhorar a qualidade de vida dos cidadãos são reconhecidas pela atual gestão. “Nós apoiamos e confirmamos nosso compromisso com a vida e sabemos que sem união não é possível progredirmos. Por isso, apoiamos este simpósio que visa capacitar os profissionais que atenderão às mães e às crianças e agradecemos todos os apoiadores desta iniciativa”, disse.

Durante a capacitação, os participantes puderam participar de palestras sobre os direitos da mulher de amamentar, Rede Cegonha, proteção e apoio ao aleitamento materno, intercorrências e recomendações atuais, além do relato de experiências.

Fotos: N.com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos