Cidade

Prefeitura realiza obras de melhorias na Almeida Garret

Secretaria de Obras realiza recape asfáltico nas principais vias da cidade; até o final do ano serão investidos cerca de R$ 3 milhões em recape e operações de tapa buracos  

A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, informa que está realizando obras de melhorias na rua Almeida Garret, em frente à barragem do Lago Igapó I. Para ajudar na sinalização e no tráfego de veículos, a Companhia Municipal de Trânsito (CMTU) auxilia os motoristas e pedestres.

O secretário de Obras e Pavimentação, Sandro Nóbrega, explicou que abaixo da rua Almeida Garret é escoada a água do lago e com as últimas chuvas ocorridas no final de 2012 e início deste ano, o talude que protege o asfalto cedeu, com um desmoronamento parcial. Como medida proativa, os técnicos decidiram adicionar mais um tubo extra de escoamento de água com 1,20 de diâmetro que aumentará a vazão em 25%. 

“Este tubo que está sendo acrescentado fará parte da linha de escoamento de extra vazão, porque no local existem duas linhas de tubulação, quando há uma vazão muito grande de água por causa das fortes chuvas, a segunda linha de tubulação auxilia no escoamento. Essa medida é proativa, porque além de repararmos o talude na lateral da via e o muro arrimo, adicionamos uma nova tubulação”, explicou Nóbrega.

Devido à obra, a via está parcialmente interditada. A expectativa é que o trânsito seja normalizado e a rua deva ser totalmente liberada até o final da próxima semana. As obras devem ser entregues em 20 dias. O material utilizado, seja o tubo ou o cimento, assim como a mão de obra é proveniente da Prefeitura, já parte do maquinário é alugada pelo Município.

Obras de recape asfáltico

Até o final do ano, a Prefeitura pretende investir cerca de R$ 3 milhões em obras de recape asfáltico pelas principais vias da cidade, além de intervenções em pontes como a da avenida das Maritacas, melhorias no Calçadão e no Bosque da cidade.

Segundo Nóbrega, a prioridade no momento é o recape em vias de grande circulação de veículos. Após as melhorias nessas vias serão realizadas obras em ruas menores, sendo que em quatro anos, a expectativa é que todas as vias estejam recapeadas. 

“Primeiramente, temos que olhar para as vias que levam aos hospitais e centros médicos e que têm trafego de transporte coletivo, por isso foi importante recapearmos a rua Senador Souza Naves. Agora,  vamos fazer um trecho na rua Mato Grosso, entre a avenida Bandeirantes e a avenida Juscelino Kubitschek e um trecho da rua Arcindo Sardo. Depois, pretendemos recapear trechos da rua Goiás, Piauí, Pará, Jorge Casoni e Quintino Bocaiúva e das avenidas Tiradentes e Higienópolis”, afirmou Nóbrega.

Os recursos financeiros utilizados para essas obras são provenientes do Município. De acordo com o secretário municipal, os recursos do governo do Estado assinados pelo governador Beto Richa, em julho, devem estar disponíveis no início do próximo ano, quando novos recapes poderão ser realizados. Atualmente, existem duas equipes trabalhando concomitantemente nas ruas da cidade, sendo que uma atua nas regiões norte e sul e outra centro, leste e oeste.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos