Cidadão

Feira do Peixe Vivo comercializou 8,5 toneladas na 29ª edição

Opções para o público incluíram carpa, tilápia, pacu e pintado, com preços atrativos direto dos piscicultores de Londrina e região

A 29ª Feira do Peixe Vivo, realizada pela Prefeitura de Londrina por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), comercializou um total de 8,5 toneladas de peixes. O número supera a marca da edição anterior, quando foram vendidas 7,2 toneladas. As barracas, instaladas na Praça Tomi Nakagawa entre os dias 5 e 7 de abril, atenderam centenas de pessoas diariamente, inclusive no feriado da Sexta-Feira Santa.

Foto: Vivian Honorato/Arquivo NCom

Entre as opções de peixes para a comunidade, a Feira do Peixe Vivo dispunha de carpa, tilápia, pacu e pintado, com preços atrativos. Além do valor, outro benefício era justamente a garantia de qualidade dos itens, já que os peixes eram abatidos somente após a venda, seguindo todas as normas estipuladas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, ressaltou que este ano obteve um número superior de vendas à 2022, e convidou novos produtores para as próximas edições. “A Feira do Peixe Vivo é uma tradição na cidade, e confirmamos isso a cada ano com o sucesso de público e vendas. É um projeto importante, que aproxima o consumidor do produtor local, sem intermediários. Esperamos novos parceiros para os próximos eventos, temos espaço para ainda mais produtores e a SMAA está à disposição para prestar todo apoio possível”, comentou.

Para participar do programa Feira de Produtos de Época, que abrange a Feira do Peixe Vivo e outras ações da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), o produtor rural pode entrar em contato pelo telefone 3372-4789.

Quatro piscicultores participaram dessa edição da Feira, com criação na Usina Três Bocas e nos distritos Warta e Paiquerê. Dentre eles, estava Ricardo Goulart, de Paiquerê. Em seu sítio, ele produz soja e milho safrinha, e há cinco anos passou a criar peixes para diversificar.

Goulart comemorou o resultado da feira, em sua primeira participação. Ao todo, ele vendeu 1,8 toneladas, sendo 1.400 quilos da tilápia grande e mais 400 quilos da tilápia pequena. “Parabenizo toda equipe organizadora, a experiência foi excelente. Meu sítio é uma pequena propriedade, e a criação de peixe é uma renda a mais. Por mim, poderia ter mais umas duas feiras dessas por ano, porque o resultado foi mesmo ótimo. E o pequeno agricultor precisa desse incentivo da Prefeitura”, frisou.

O público também teve a oportunidade de adquirir outros produtos, além dos peixes, como pastéis, refrigerantes, crepes, batata frita e sucos. E nos dois primeiros dias, quarta (5) e quinta-feira (6), uma equipe do Sesc, unidade Centro, esteve na praça realizando orientações de saúde, com aferição de pressão e testes de glicemia.

Embora a expectativa inicial fosse a de atingir 11 toneladas de peixes vendidos, a 29ª Feira do Peixe Vivo foi considerada um sucesso. “Foi muito positivo o resultado desta 29 edição, mesmo não atendendo a projeção dos produtores. No total, foram comercializadas 8,5 toneladas, o que superou em 1,5 toneladas as vendas de 2022. E para as próximas edições, o intuito é aumentar a participação dos produtores locais”, contou a gerente de Comercialização da SMAA, Viviane Fernandes.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos