Londrina recebe Hortinorte Paraná 2013
Objetivo da feira é apresentar novas tecnologias em máquinas, equipamentos e inovações no sistema de produção para os produtores de hortifrutas
A cidade de Londrina receberá nos dias 29, 30 e 31 de agosto a Hortinorte 2013 e para apresentar os objetivos da feira os representantes dos governos federal, estadual e o municipal estiveram reunidos na manhã de hoje (6) na Central de Abastecimento de Londrina (Ceasa), localizada na avenida Brasília, 10.000, na Gleba Ribeirão Lindoia.
A iniciativa é da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), do Ceasa Paraná, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e conta com o apoio da Prefeitura de Londrina e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do governo federal.
O objetivo da Hortinorte é apresentar aos fruticultores as novas tecnologias em máquinas, equipamentos, inovações no sistema de produção para o segmento e também de apoio técnico para o cultivo e a comercialização de produtos. Isso porque, de acordo com o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, é preciso reduzir a defasagem tecnológica na produção de frutas e hortaliças na região norte do Paraná.
“No nosso Estado temos tecnologia e técnicas que podem melhorar a produção e a distribuição dos alimentos e temos que levar isso ao conhecimento dos produtores. O governo do Estado investirá, em conjunto com iniciativas privadas, na qualificação das centrais de distribuição para dar agilidade ao processo de distribuição das hortaliças e frutas. A Hortinorte é a possibilidade de darmos um salto de qualidade na produção, na distribuição e nos alimentos que vão à mesa dos consumidores”, disse Ortigara.
A área onde será a feira é de quatro hectares. Nela serão dispostas 14 estações demonstrativas com 50 espécies de produtos de hortifruti. A expectativa é que mais de 3.000 pessoas entre estudantes, produtores, consumidores e comerciantes participem do evento. A feira faz parte do programa estadual Paraná Abastecimento, que visa promover ações estruturantes de qualificação da cadeia produtiva de hortaliças e frutas para a produção e comercialização de alimentos seguros.
O prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, explicou que a Prefeitura colocou-se à disposição para a realização da feira, pois compreende a necessidade de eventos como este para o desenvolvimento da região. “Há algum tempo já tínhamos a percepção da necessidade desse evento, porque temos a possibilidade de ampliar a diversificação dos produtos cultivados aqui na região. Com certeza essa feira terá resultados positivos a médio e longo prazo, pois estamos trabalhando todos integrados e de forma compartilhada com o estado, governo federal, instituições privadas e produtores familiares”, explicou.
Durante a solenidade o gerente regional do Emater, Sérgio Luiz Carneiro, ressaltou que Londrina e a região se destacam no segmento da fruticultura, pois são 6.270 produtores cultivando em uma área de 18 mil hectares. O que gera um valor bruto de R$ 247 milhões. Já na produção de hortaliças atuam 20.300 produtores em uma área de mais de 20 mil hectares e movimenta R$500 milhões. “Com a Hortinorte pretendemos difundir boas práticas de produção e comercialização dos produtos e consolidar as parcerias estratégicas. Sabemos que existe um descompasso entre o que é produzido e o que é comercializado e pensando na saúde dos consumidores, no meio ambiente e nos produtores é que somos parceiros dessa iniciativa. É preciso investimentos para sanarmos essa defasagem tecnológica e a feira é o primeiro passo”.
Fotos: N.com