Livro Mugido de Trem será lançado na Biblioteca Pública
Obra de Nilson Monteiro possui 57 histórias independentes, vivenciadas nos universos urbano e rural
]O livro Mugido de Trem, do escritor Nilson Monteiro, será lançado em Londrina às 19h da sexta-feira (23). O evento irá ocorrer na Biblioteca Pública Municipal Professor Viriato Parigot de Souza, que fica na avenida Rio de Janeiro, 413. A entrada é gratuita.
A obra literária é composta por 57 capítulos, sendo que, em cada um deles, as histórias têm início, meio e fim, ou seja, são independentes entre si. Em cada um dos fragmentos, o leitor irá encontrar um episódio. No cardápio, há conflitos familiares, descobertas amorosas, tomada de posições políticas, inocência perdida, dentre outros.
Segundo Monteiro, o livro aborda a complexidade dos sentimentos e as contradições vivenciadas pelos seres humanos, do nascer ao morrer, especialmente na dicotomia dos universos rural e urbano. “As histórias do Mugido passam pelos campos assim como pelas cidades que respiram a beira da linha do trem”, disse.
Ainda de acordo com o autor, se há estação de partida e de chegada no itinerário do trem, a cidade natal de Nilson Monteiro, Presidente Bernardes, no interior do estado de São Paulo, seria o início. Já a Londrina, por sua vez, restaria a não menos honrosa marca de estação da paixão.
As ilustrações são de Fabiano Vianna e a Banquinho Publicações é a editora. A obra é o primeiro romance do autor, que já assinou histórias, crônicas, poesias, reportagens e bibliografias. No último dia 5 o livro foi lançado no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba. O público poderá adquiri-lo por R$ 35.