Cidadão

Londrina terá atividades em solidariedade às vítimas da Aids

Haverá Campanha de Testagem Rápida e ações de orientação e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

O Centro de Referência Bruno Piancastelli Filho de HIV/Aids, através do Programa Municipal de IST/HIV/Aids, realizará diversas atividades em solidariedade as vítimas da Aids. As ações são alusivas ao “Dia 18 de maio: Vigília das Velas pelas Vítimas da Aids”, mobilização mundial em solidariedade às pessoas que faleceram pela doença, que começou em 1983 nas cidades de São Francisco, Los Angeles e Nova York, nos Estados Unidos, com o CandleLight Memorial.

Até hoje, a vigília acontece em centenas de cidades em todo o mundo, como forma de sensibilizar e mobilizar a sociedade e diferentes esferas governamentais para a necessidade de políticas públicas permanentes para o enfrentamento da epidemia HIV/Aids. Neste sentido, do dia 8 ao dia 11 de maio, das 7h às 12h e das 14h às 17h30, será realizada uma Campanha de Testagem Rápida para HIV/Sífilis/Hepatites B e C, no Centro de Referência (Alameda Manoel Ribas, 01, 2º andar). O horário deve ser agendado pela internet, no Portal da Prefeitura (clique aqui).

Foto: Vivian Honorato

No dia 18 de maio, das 17h30 às 19h30, serão realizadas orientações sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), testagem rápida, distribuição de preservativos masculinos e femininos e autoteste para HIV, no Restaurante Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Por fim, no dia 21 de maio, acontecerá a “Vigília das Velas” durante a missa das 18h, na Catedral Metropolitana de Londrina.

A coordenadora do Centro de Referência Bruno Piancastelli Filho de HIV/Aids, Elizabeth Shibayama, ressaltou que apesar de vivermos em uma era em que há informações sobre tudo e em todo lugar e dos avanços técnicos científicos para prevenção, diagnóstico e tratamento da infecção pelo HIV, o número de pessoas infectadas vem aumentando ao longo dos anos, principalmente entre os jovens. “A falta de debates sobre medidas de prevenção adequadas aos diferentes grupos mais vulneráveis à contaminação pelo HIV só agrava esse cenário. Mas, temos na prevenção o caminho mais eficiente para mudar esse quadro epidemiológico”, apontou.

De acordo com dados oficiais, em Londrina, de 4 de janeiro deste ano até o dia 28 de abril, foram diagnosticados 85 novos casos de HIV e três óbitos. Em 2022, foram diagnosticados 234 casos de HIV e 15 óbitos.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos