No Dia Internacional da Luz, escola municipal do Vista Bela recebe o Planetário Móvel Urânia
Sessões estarão disponíveis para todos os 800 alunos da Escola Municipal América Sabino Coimbra, incluindo os matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Nesta terça-feira (16), é comemorado o Dia Internacional da Luz, celebração global instituída pela Unesco e que chama a atenção do mundo sobre a importância da luz e do papel que desempenha na ciência. Para marcar a data, a direção da Escola Municipal América Sabino Coimbra (Rua Mitsuki Shime, 150, Conjunto Vista Bela) preparou um megaevento, repleto de experimentação visual e curiosidades científicas sobre o Universo: a visita do Planetário Móvel Urânia.

A atividade, realizada em parceria com a Associação de Pais e Mestres (APM) da unidade, ficará disponível nos três períodos de aulas. As sessões planetárias terão 45 minutos de duração. E a cada sessão, 60 alunos vão entrar na cúpula do planetário. No período matutino, o Planetário vai funcionar das 7h30 às 11h30, e à tarde, das 13h30 às 17h30. A cúpula também ficará disponível para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das 18h30 às 19h15.
De acordo com a diretora auxiliar da escola, Carolina Franciele Domingues Lino, todos os alunos matriculados estão convidados a participar da experiência. “Além de difundir a ciência astronômica entre os pequenos, aguçando a curiosidade e incentivando o interesse pelos estudos, será um lindo show de imagem e som, numa experiência imersiva e inesquecível, com o conteúdo curricular podendo ser vislumbrado de uma forma muito mais prática e prazerosa”, contou.
Para conferir a atração, será solicitada uma contribuição de R$ 10 por aluno. “Sempre foi um grande sonho da nossa equipe proporcionar essa experiência astronômica para os nossos alunos. E, para isso, reiteramos que, para as crianças que não possuem condições financeiras de contribuir, a APM da escola irá arcar com todos os custos. Desta forma, todos poderão participar e vivenciar esses conteúdos que fazem parte do currículo que é trabalhado em sala de aula”, finalizou a diretora auxiliar.

Lino acrescentou que a gestão da América Sabino Coimbra também está preparando a I Feira de Ciência da escola e a participação no Londrina Mais, da Secretaria Municipal de Educação (SME), ambos programados para o mês de agosto
Sobre a atividade – O Urânia Planetário Móvel é um cinema 360º itinerante criado por um casal de educadores catarinenses cujo objetivo é despertar a curiosidade e paixão por aprender. Todas as apresentações contam com mídia específica que oferece ótima experiência visual e acústica, com um domo de aproximadamente sete metros de diâmetro, acomodando 60 pessoas por sessão.
Durante as exibições que ocorrem na cúpula do Planetário, os alunos assistem a um filme em formato fulldome e, em seguida, projeta-se uma videoaula sobre as noites estreladas das estações do ano, por meio de um programa simulador de céu para planetários. No final da sessão, os alunos participam de uma simulação de montanha-russa.
Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.