Guarda Municipal conta com mais um servidor formado no curso de Patrulhamento Tático
A oitava edição do curso de Patrulhamento Tático Motorizado ocorreu em abril, na cidade de Embu das Artes, São Paulo; nesta edição a GM de Londrina enviou três servidores para auxiliar na monitoria da formação

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina (CFGM), passou a contar com mais um servidor formado no curso de Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo), GM Gomes. A oitava edição do treinamento foi realizada na cidade de Embu das Artes, interior de São Paulo, entre os dias 1° e 20 de abril.

O Patamo é um curso intensivo de treinamento para patrulhamento tático para a composição de equipes de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), realizado desde 2016. O principal objetivo do curso é formar operadores táticos para desenvolverem atividades operacionais em suas cidades de origem. Nesta edição, 81 guardas municipais de 50 diferentes cidades de 15 estados brasileiros se inscreveram, porém apenas 45 conseguiram concluir o treinamento.
Segundo o inspetor dos Grupos Especiais da Guarda Municipal de Londrina, Rômulo Anzoategui, a instituição tem o objetivo manter os guardas capacitados. “Futuramente pretendemos montar a mesma estrutura de multiplicadores regionais aqui em Londrina, com a doutrina de operadores preparados para os mais diversos ambientes possíveis. Hoje nossa instituição conta com mais de cinco operadores formados no Patamo”, informou.
Para a oitava edição do curso, a Guarda Municipal de Londrina enviou três guardas municipais (GMs Bezerra, Hanriete e Jeferson) para colaborarem como monitores nos primeiros dias de instruções. A carga horária total para concluir a formação é de 350 horas, divididas em disciplinas teóricas e práticas.

O GCM de Embu das Artes e coordenador técnico do Patamo, Diego Alves Bezerra, avaliou a participação da GM de Londrina dos monitores em mais uma edição do curso, bem como a participação dos monitores no início da instrução. “A colaboração, a presença e o apoio são de suma importância, pois é através dos monitores e dos instrutores que o curso acontece. Enfatizando que o curso é institucional e não envolve recursos financeiros para instrutores, monitores nem para a coordenação, ou seja, todos colaboram voluntariamente da forma que podem”, pontuou.
“Para nós é muito gratificante essa troca, pois sabemos que um irmão de farda está evoluindo como pessoa, não somente no conhecimento técnico e tático para operar na rua, mas com conhecimentos que serão levados para o resto da vida”, concluiu Bezerra.
Os conhecimentos adquiridos pelos guardas municipais formados pelo curso Patamo serão utilizados na grade curricular do Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina (CFGM) durante as instruções do Estágio de Qualificação Profissional (EQP), pelo qual todos os guardas de Londrina passam anualmente, bem como para a formação de novas turmas de guardas, como é o caso da quinta turma que está em andamento.