Cidadão

Sustentabilidade é destaque em palestra da Semana Nacional de Museus

Destinada à produtores culturais, bate-papo com gerente da SEMA também abordará o uso adequado de áreas verdes; na sequência, haverá visita mediada à trilha no Parque Arthur Thomas

Nesta quinta-feira (18), a programação londrinense da Semana Nacional de Museus entra em sua reta final, com a palestra “Sustentabilidade e uso adequado de áreas verdes”. A atividade será ministrada pelo gerente de Parques e Biodiversidade da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), Jonas Henrique Pugina, das 9h às 9h40, no Centro de Educação Ambiental (CEA) da SEMA (Rua da Natureza, 155). O evento é gratuito e coordenado pela direção do Museu Histórico de Londrina, ligada à Universidade Estadual de Londrina (UEL), e pela direção do Museu de Arte de Londrina, ligado à Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Na 21ª Semana Nacional dos Museus, o tema principal abordado em múltiplas ações e atividades é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. Em Londrina, a programação teve início no dia 10 de maio, e é coordenada pelo Museu Histórico de Londrina e Museu de Arte de Londrina, seguindo a Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Foto: Emerson Dias/NCom

De acordo com Jonas Henrique Pugina, que também é presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma), o principal objetivo da palestra de quinta-feira (18) é despertar nos produtores culturais de Londrina uma reflexão sobre a sustentabilidade e o uso adequado de áreas verdes em eventos e projetos culturais. “Os principais pontos que serão abordados estão relacionados ao tripé da sustentabilidade, que são: social, ambiental e financeiro. Dentro destes pilares, vamos abordar as origens destes conceitos e as suas definições”, afirmou.

O gerente de Parques e Biodiversidade da SEMA também trará casos de insucesso históricos, que conseguem exemplificar muito bem como não se deve agir e quais as consequências desses atos. “A ideia principal é demonstrar o que pode e o que não se pode ser feito para garantir a sustentabilidade e o bem-estar nas áreas verdes de toda a cidade”, destacou.

Para a diretora de ação cultural da SMC, Maria Luisa Alves Fontenelle, debater a sustentabilidade e o bem-estar social nas produções artísticas demanda a importância e a urgência que estes temas protagonizam nos dias de hoje. “São tópicos que precisam urgentemente serem trabalhados com muita atenção. Precisamos encontrar formas práticas de se estar no mundo que se ajustem às necessidades do meio ambiente, e essas são exigências que, infelizmente, não são possíveis mais de adiar por muito tempo. E, dentro do nosso contexto da Semana Nacional de Museus, inserir estes assuntos nos nossos espaços mostra que os museus têm como objetivo proporcionar às pessoas oportunidades de fruição, de conexão com outras pessoas e de desenvolvimento de atividades que promovam informação e conhecimento”, comentou.

Fontenelle acrescentou ainda que estar munido de informações sobre sustentabilidade e de boas práticas na realização de atividades culturais e artísticas, de eventos em espaços de áreas verdes é fundamental para todos que desejam ser produtores culturais. “São assuntos que nos deparamos a todo o momento, seja nas programações de eventos e até mesmo quando estamos apenas trabalhando no apoio dessas atividades que são realizadas pela cidade, seja por cidadãos ou por outras instituições também. Então, vale muito a pena conferir esta palestra”, finalizou a diretora.

Foto: Emerson Dias/NCom

Na sequência da agenda, será realizada a visita mediada na “Trilha do Tatu”, do Parque Municipal Arthur Thomas, e o gerente Jonas Pugina será o guia do passeio. Para esta atividade, é sugerido que o interessado faça uso de chapéu ou boné, tênis ou bota, repelente, protetor solar e leva a sua própria garrafa de água.

Para finalizar as atividades da manhã de quinta-feira (18), às 11h haverá o encontro “Agroecologia e panorama da produção orgânica da Região de Londrina”, com os agrônomos Victor Silveira e Caio Pelizaro Poças, do programa Paraná Mais Orgânico e Núcleo de Estudos de Agroecologia da UEL.

 

Confira a programação local da Semana Nacional de Museus:

(todas as atividades serão realizadas no Museu Histórico de Londrina – Rua Benjamin Constant, 900, Centro)

  • Oficina de Culinária

Quando: 18/05/2023 – das 19h às 21h

  • Visita Mediada ao Jardim do Museu Histórico de Londrina

Quando: 19/05/2023 – das 15h às 16h15

  • Encontro “Um Chá Pra Quê?”, com Danielle Prado

Quando: 19/05/2023 – das 16h30 às 18h30

  • Palestra “Alimento saudável de um organismo agrícola biodinâmico”, com Egon P. Bertolaccini e Tatiana Bittencourt Moraes

Quando: 19/05/2023 – das 19h às 21h

  • Feira no Museu Histórico

Quando: 20/05/2023 – das 9h às 15h

Oficina de Preparo de Remédios Caseiros

Quando: 20/05/2023 – das 9h às 11h30

Palestra “Pintura Corporal nas Tradições dos Povos Indígenas”, com Renato Kriri

Quando: 20/05/2023 – das 11h30 às 12h30

  • Oficina de Compostagem com Resíduos Domésticos

Quando: 20/05/2023 – das 12h30 às 13h30

  • Oficina de Cestaria Kaingang

Quando: 20/05/2023 – das 12h30 às 13h30

  • Apresentação de Dança Indígena Vanh-ga

Quando: 20/05/2023 – das 13h30 às 14h

  • Apresentação de Dança Indígena Kaingang

Quando: 20/05/2023 – das 14h às 14h30

  • Apresentação e Vivência de Danças Circulares, com o Coletivo Giranda

Quando: 20/05/2023 – das 14h30 às 15h

  • Apresentação especial do Clube do Choro de Londrina

Quando: 21/05/2023 – das 17h às 18h

 

Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos