Destaques

Curso de pilotagem defensiva para motociclistas ainda tem inscrições abertas

Promovida pela CMTU, capacitação será realizada no próximo domingo, no Tiro de Guerra de Londrina

Interessados em aprimorar técnicas de segurança na pilotagem de motos ainda têm tempo de garantir uma vaga na mais nova turma do curso de pilotagem defensiva para motociclistas promovido pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). A próxima edição do treinamento, que integra a programação do Maio Amarelo na cidade, será ministrada no domingo (21), das 8h às 12h, no Tiro de Guerra de Londrina.

Das 20 vagas disponibilizadas para o evento, 12 já foram preenchidas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site da CMTU. Os requisitos para participação são que o interessado seja habilitado na categoria A com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, possua motocicleta e capacete de proteção próprios.

Foto: CMTU / divulgação

Lançada em abril de 2021, a formação atende tanto motociclistas comuns quanto empresas interessadas na capacitação de funcionários. Desde que passou a ser oferecida, já contemplou mais de 150 pessoas entre entregadores de aplicativo, motoboys, policiais, advogados, engenheiros e outros profissionais das mais diversas áreas.

O curso é dividido em dois módulos, teórico e prático. A primeira metade do tempo é dedicada ao repasse de informações e dicas de segurança, com conteúdos que vão de direção defensiva e equipamentos de proteção a noções de equilíbrio, reflexo, frenagem, prevenção de pontos cegos, entre outros tópicos.

A segunda etapa consiste em aula prática em que o aluno pode desenvolver as habilidades que já tem, somadas aos conhecimentos adquiridos durante a capacitação. Para isso, um circuito formado por curvas abertas e fechadas, reta, obstáculos e outros componentes presentes no dia a dia do trânsito será montado no pátio do Tiro de Guerra.

O coordenador de Educação da CMTU, Eder Araújo, destacou que os números da violência nas ruas do município evidenciam a necessidade de preparar pilotos de moto para adversidades e situações inesperadas. Das 16 pessoas que morreram nas vias de Londrina entre janeiro e março, 6 eram motociclistas.

“Precisamos incentivar que esse público se aperfeiçoe e seja mais cuidadoso, para diminuirmos a quantidade de óbitos registrados. Nosso treinamento, ministrado por agentes com larga experiência, aborda as principais questões enfrentadas por quem anda de moto, como frenagem e a realização de curvas com a pista em condições adversas”, ressaltou Araújo.

O coordenador contou que, apesar de o número de vagas ser limitado, todas as inscrições serão aceitas. Isso porque em julho haverá mais uma edição da formação, oferecida continuamente mediante manifestação de interesse. “Quem não entrar na turma atual, seguramente será atendido na próxima”, informou.

Danylo Alvares – Assessoria de Imprensa CMTU 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos