Destaques

IFPR passa a oferecer curso de Empreendedorismo Espacial

Londrina foi a primeira cidade do país escolhida pela Agência Espacial Brasileira; estudantes vão criar startups para oferecer produtos e serviços espaciais

Foi lançado oficialmente na manhã desta terça-feira (6), em Londrina, o curso de formação profissional de Desenvolvimento de Negócios com Produtos e Serviços Espaciais, com a presença do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, no auditório do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Londrina.

Representando o prefeito Marcelo Belinati, que estava com agenda em Curitiba, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, relembrou que em março deste ano, enquanto esteve em uma missão em Brasília com lideranças do Ecossistema de Inovação da cidade, foi recebido pelo presidente da AEB, e que na ocasião, Londrina foi enaltecida e apontada como uma das escolhas do governo pra ser atendida. “Londrina se firma como cidade referência em tecnologia. Vai poder formar pessoas que vão virar empreendedores da área espacial, algo raro e que vai atrair investidores”, avaliou.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

O estilo característico que Londrina tem em inovar, reter mão de obra especializada e já ser vista no país como uma referência em tecnologia, chamou a atenção da Agência Espacial, como expôs o presidente da instituição. “É a primeira investida que nós fazemos na formação de profissionais que terão noção de empreendedorismo usando informações que vêm do espaço”, contou Moura, que também afirmou que o mercado está nas atividades de serviços e produtos advindos desse segmento, sendo necessárias especializações na área.

Com isso, Londrina sai na frente mais uma vez protagonizando na educação aliada à inovação e tecnologia, sendo a primeira cidade do país a receber o curso de empreendedorismo espacial. Ainda durante o discurso, o presidente da Codel lembrou de outro feito da cidade referente à educação. “Ano passado, implantamos o Letramento Digital voltado para habilidades e inclusão das crianças, e agora um novo curso para jovens com ensino médio completo. É a cidade se consolidando como referência na formação educacional unindo tecnologia e inovação”, declarou.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

O curso tem a extensão de 200 horas em aulas e vai contar com 40 vagas iniciais exclusivamente para maiores de idade e com ensino médio completo, que vão poder concorrer a uma vaga se inscrevendo em edital a ser lançado no fim do mês, segundo o chefe de Inovação e Empreendedorismo do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Rodolfo Barriviera. “Além do edital para os estudantes, vamos lançar ainda neste mês o edital para seleção dos docentes, e de forma inovadora vamos selecionar qualquer docente que seja da rede federal, tanto do IFPR quanto de outras instituições federais”, revelou.

Participaram ainda da cerimônia, o diretor da Agência de Inovação Tecnológica, William Borges, o diretor Geral substituto do IFPR campus Londrina, Sérgio Assis de Almeida, o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Londrina, Paulo Antônio Cypriano Pereira, o diretor da AEB, Cristiano Augusto Trein, o procurador-geral federal, Dr. Danton Gomes, o procurador-geral federal, Dr. Miguel Cabrera Kauam e representantes da deputada federal Luísa Canziani.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos