Cidadão

Defesa Civil municipal acompanha simulado de incêndio e resgate

Ação, realizada em shopping da região leste, durou aproximadamente 40 minutos e teve o apoio da equipe de resgate aeromédico do Samu

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio dos agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), acompanhou um simulado de combate a incêndio, na manhã desta quarta-feira (14). Realizada na primeira doca de um shopping da região leste de Londrina, a atividade foi organizada pelo setor de segurança da empresa.

Foto: Bruno Amaral / Defesa Civil

A ação durou aproximadamente quarenta minutos, e contou com a participação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Socorristas do Salva-Vidas SOS e ainda com a equipe de resgate aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Londrina.

O roteiro da simulação foi composto pelas seguintes atividades: evacuação total do shopping; atendimento a duas vítimas, dentre as quais uma em estado gravíssimo; e a identificação e combate à raiz do fogo, localizada na parte superior da doca um.

Foto: Bruno Amaral / Defesa Civil

Segundo o coordenador da ação, Carlos Eduardo Oliveira de Souza, oportunidades como estas servem para promover o entrosamento do time de prevenção. “Hoje colocamos em prática uma série de treinamentos que são executados com o time de segurança e a brigada do empreendimento. O cenário simulou um incêndio no terraço, com duas vítimas graves. O tempo de resposta do apoio externo ficou dentro do esperado, apesar do cenário adverso por conta da chuva”, concluiu.

Ao final da simulação, todos os órgãos envolvidos, juntamente com a equipe técnica do shopping, reuniram-se para trocar ideias sobre pontos que devem ser observados. O objetivo do encontro foi aumentar ainda mais a qualidade do atendimento, a fim de preparar as equipes para atuarem da melhor maneira em uma situação real.

Em ações desse tipo, a Defesa Civil avalia os procedimentos de segurança, diretrizes e protocolos a ser observados durante casos de emergência. Quando acontecem situações reais, os integrantes da coordenadoria são os responsáveis por pensar nas medidas que deverão ser implementadas para amenizar efeitos colaterais, bem como acionar os demais órgãos de segurança pública, entre outras organizações.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos