Cidadão

Biblioteca Eugênia Monfranati recebe alunos para contação de história

Atividade será nesta quinta-feira (22) e vai abordar o livro “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque; ação tem como foco as crianças atendidas pelo Instituto União da Vitória

A Biblioteca Eugênia Monfranati (Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, região sul) vai receber nesta quinta-feira (22), às 14h, uma contação de histórias realizada pela professora da rede municipal de ensino Valdineia Monteiro, com base no livro “Chapeuzinho Amarelo”. O evento é aberto ao público em geral, mas será direcionado aos alunos do Instituto União da Vitória, recebendo 40 crianças com idade entre 8 e 12 anos. A atividade é promovida com apoio da Rede Intersetorial Sul A, que envolve vários serviços públicos prestados à população, tais como CRAS, Unidades Básicas de Saúde, escolas e biblioteca, entre outros.

Para a contação de amanhã, Monteiro escolheu a obra “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque, que é uma releitura do conto “Chapeuzinho Vermelho”. O livro trata da história de uma menina que tinha medo de tudo, até do próprio medo. De acordo com a professora, os temas abordados por essa narrativa vão além do lúdico. “É uma história que aborda o medo, mas um medo irreal, do desconhecido. Porém, quando enfrentamos o medo, ele se torna pequeno ou inexistente. Sempre gosto de escolher histórias que tratam, de forma divertida, de situações da existência humana”, contou.

Monteiro comentou, ainda, que esses momentos com as crianças são sempre uma surpresa, já que cada uma reage de forma diferente à contação de histórias. “Estar com as crianças é sempre uma surpresa, e gosto que elas me façam adentrar esse universo mágico, que só as crianças têm o dom de explorar e interagir”, declarou.

Para a coordenadora de Programação da Diretoria de Bibliotecas Municipais, Tatiane Batista, essas ações têm grande papel na formação das crianças e adolescentes, não sendo somente atividades lúdicas. “O objetivo de se realizar contações de histórias nas bibliotecas públicas é estimular o hábito pela leitura e colaborar com a formação de jovens leitores, além de contribuir para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade de cada criança e adolescente”, contou.

Os eventos realizados nas bibliotecas municipais são divulgados no perfil de Instagram da Biblioteca Pública Municipal (@bplondrina) e pela conta de Facebook (@Bibliotecas Públicas de Londrina). 

Texto: Giulia Carradore, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos