Município debate políticas para pessoa com deficiência
Propostas votadas hoje vão valer para os próximos dois anos; intenção é transformar a resolução municipal em lei
Na manhã de hoje (14), os gestores municipais e representantes da sociedade civil debateram as políticas públicas para as pessoas com deficiência para os próximos dois anos. A discussão das propostas e a eleição dos 24 novos membros do conselho municipal foram realizadas durante a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A temática do encontro foi “Construindo a Política Municipal da Pessoa com Deficiência: da Resolução à Lei”. De acordo com o assessor de assuntos para acessibilidade, Almir Escatambulo, a intenção do conselho é colocar em votação as políticas públicas dispostas na resolução municipal, a fim de torná-la uma lei.
“Precisamos debater as políticas em vigor, porque elas foram votadas em 2011 e estão em vigor até o final deste ano. Hoje, votamos as novas propostas que valerão para os próximos dois anos. Nossa pretensão é tornar a resolução vigente em lei municipal, porque a acessibilidade permeia todas as áreas da sociedade, desde a saúde, transporte à habitação”, disse Escatambulo.
Foram debatidas as questões relativas à saúde, cultura e lazer; acessibilidade, transporte, habitação, reabilitação e arquitetura; trabalho, emprego, qualificação e educação; e controle social, participação pública e política. A assessora técnica do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Assistência Social de Londrina, Denise Fank, abordou “O Papel do Conselho Municipal”.
Na conferência, o secretário de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, se colocou à disposição para o debate das políticas públicas e disse esperar que haja algum representante da categoria também no Conselho Municipal de Saúde para enriquecer os debates referentes à acessibilidade.
Na abertura o vice-prefeito Guto Bellusci ressaltou a importância das discussões devido à transversalidade do tema. “A acessibilidade e as políticas específicas para as pessoas com deficiência são temas transversais que precisam ser pensados em todas as áreas da sociedade. Essa visão, temos desenvolvido e ressaltado na Prefeitura e todos os secretários municipais têm trabalhado para implementá-la. Esperamos entregar uma cidade com serviços públicos de qualidade, com uma economia competitiva e desenvolvida, assim como uma Londrina com bons projetos para a população”, ressaltou.
O encontro prossegue até 18 horas na Paróquia Sagrados Corações, localizada na rua Mato Grosso, 1.167.
Fotos: Núcleo de Comunicação