Cidadão

54ª Sessão Kinopus exibe curtas “Satori Uso”, “Booker Pittman” e “Haruo Ohara”

Exibição será realizada nesta quarta (28), às 19h, no Sesc Londrina Cadeião; entrada é gratuita

A 54ª edição da Sessão Kinopus exibe nesta quarta-feira (28) os curtas-metragens que integram a Trilogia do Esquecimento: Satori UsoBooker Pittman e Haruo Ohara. Com duração aproximada de 52 minutos, a sessão será realizada a partir das 19h na Sala de Espetáculos do Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52). A entrada é gratuita e a classificação indicativa é voltada ao público acima de 12 anos.

Os filmes que integram a Trilogia foram produzidos em Londrina entre 2005 e 2010, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Conquistaram 53 prêmios entre festivais nacionais e internacionais, e foram exibidos em oito países (EUA, México, França, Rússia, Espanha, Polônia, Grécia e Japão), além de variados canais de TV (Canal Brasil, TV Cultura, TV Brasil, Canal Curta e Universal Channel). Entre as principais conquistas, estão 13 premiações no Festival de Gramado, três Prêmios ABC (Associação Brasileira de Cinematografia) de Melhor Fotografia, três Prêmios de Aquisição do Canal Brasil, além do Don Quixote Award atribuído pela Fedération Internationalle des Ciné-Clubs em 2011 para o curta Haruo Ohara.

Produzida pela Kinoarte em parceria com a Kinopus entre 2005 e 2010, a Trilogia do Esquecimento mostra a Londrina dos anos 1950 a partir de um ponto de vista imaginário e ao mesmo tempo documental. “A ideia sempre foi registrar a cidade, mas não a partir do que ela foi, e sim, do que ela poderia ter sido. Não nos interessava a ideia de registro apenas, de relato objetivo, e sim uma abordagem que privilegiasse o sonho, a imaginação, o documento especulativo. Por isso a ideia do esquecimento – o que desconheço, permanece”, explica o cineasta Rodrigo Grota, que dirigiu os três curtas.

Em 2013, os filmes foram lançados em DVD e Blu-Ray com patrocínio da Prefeitura de Londrina, via Promic. Esses materiais contêm extras (making of, fotos), legendas em inglês, francês e espanhol, além de um encarte bilíngue – tendo sido o primeiro lançamento de curtas brasileiros no formato de alta definição.

Imagem do curta “Booker Pittman”. Divulgação

Repercussão – O curta Satori Uso já havia sido lançado em DVD pela Programadora Brasil em 2009, e chegou até a ser exibido nos cinemas em 11 capitais ao longo de 2008 e 2009, dentro do projeto Petrobrás Curta às Seis.  Em maio de 2014, os curtas foram exibidos em sessão especial na Cinemateca Francesa. Em 2015, o pesquisador Edward King, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, lançou o livro Virtual Orientalism in Brazilian Culture, em que analisa os curtas Satori Uso e Haruo Ohara, entre outros temas. Desde 2016, o curta Haruo Ohara tem sido exibido como peça integrante da exposição do fotógrafo Haruo Ohara em variadas cidades do Japão.

Equipe responsável pelos filmes – Os três filmes tiveram produção de Bruno Gehring e Guilherme Peraro, direção de fotografia de Carlos Ebert, direção de arte de José de Aguiar, figurinos de Luciana Gadotti e Nélio Pinheiro, assistência de fotografia de Anderson Craveiro, edição de som & mixagem de Luiz Adelmo, e montagem de Rodrigo Grota. No elenco principal, Rogério Ivano (Satori), Caren Utino (Satine), Edson Montenegro (Booker Pittman), Cléo de Páris, e Marco Hisatomi (Haruo Ohara). Os curtas foram produzidos com patrocínio da Prefeitura de Londrina via Promic (Satori Uso e Booker Pittman) e do Ministério da Cultura (Haruo Ohara). Satori Uso foi criado a partir de um personagem criado pelo poeta londrinense Rodrigo Garcia Lopes – as poesias que estão no filme foram criadas pelo escritor. O roteiro do curta Booker Pittman foi escrito por Grota em parceria com Artur Ianckievicz, que também foi assistente de direção.

Sobre a SK – A Sessão Kinopus é um projeto de difusão e formação da Kinopus, produtora e distribuidora em atividade desde 2004. A programação iniciada em 2015 é composta, em sua maior parte, por filmes inéditos no circuito comercial de Londrina, com destaque para a estreia de filmes locais. As sessões são sempre com entrada franca e contam com debate. Desde 2022, as sessões são realizadas no Sesc Cadeião e no Espaço Villa Rica. A curadoria e produção são dos cineastas Guilherme Peraro e Rodrigo Grota.

Texto: N.Com, com informações da assessoria da Sessão Kinopus

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos