Secretaria de Saúde discute situação de UTI neonatal
Encontro de profissionais sugeriu uma permuta entre médicos do setor público com setores de saúde suplementar
Na manhã de hoje (22), uma reunião entre o secretário de Saúde, Francisco Eugênio, com representantes dos Hospitais Evangélico (HE), Infantil, Universitário (HU); representantes da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), e da 17º Regional de Saúde, discutiu saída urgente para a falta de médicos na UTI neonatal do Hospital Evangélico.
De acordo com o secretário de Saúde, foi acertado que as crianças que estão na UTI irão continuar lá para evitar superlotação em outros hospitais. As crianças que nascerem nos próximos dias e precisarem de UTI serão transferidas para hospitais de Londrina e região, via Central de Regulação. O Hospital Evangélico se comprometeu a manter a assistência às gestantes de alto risco.
Francisco Eugênio explicou ainda que ficou decidido que poderão ser realizadas permutas. “Nós vamos permitir uma permuta entre os médicos da Secretaria Municipal de Saúde, com habilitação no atendimento neonatal e que atendem na rede municipal, por pediatras do Hospital Evangélico ou pediatras dos planos de saúde privados como alternativa até encontrarmos plantonistas”, disse. Essas medidas deverão permanecer até que se encontre uma solução definiiva.