Curso Livre de Teatro de Rua do MARL recebe inscrições para quarto módulo
Os interessados têm até o dia 28 de julho para fazer sua inscrição na atividade; aulas serão na Vila Cultural Canto do MARL, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h

A Vila Cultural Canto do MARL recebe, até 28 de julho, as inscrições dos interessados em participar do Módulo IV do Curso Livre de Teatro do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL). Com início em 9 de agosto, e encerramento previsto para o começo de dezembro, as atividades serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, no próprio espaço da vila, localizado na Avenida Duque de Caxias, 3.241.
O curso é gratuito e conta com 40 vagas disponíveis. Para se inscrever, basta preencher o formulário on-line (clique aqui). Voltada a pessoas com idade a partir de 16 anos, a atividade vem na sequência de três módulos anteriores que foram realizados entre 2022 e este ano. Porém, não é necessário ter participado das outras ações ou possuir experiência em teatro para ingressar no curso.
O módulo será ministrado pelo professor Rogério Francisco Costa, que é ator, produtor cultural, diretor, cenotécnico e figurinista. Formado pelo Curso Regular da Escola Municipal de Teatro (EMT)/Funcart, também tem bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, é professor do Curso Livre de Teatro no Canto do MARL e do Curso de Teatro para Crianças da Ibirá das Artes.
“Esse momento é muito importante, porque vamos conduzir o novo módulo de forma presencial. A primeira vez que dei aula neste curso, foi na edição realizada em 2020, e por causa da pandemia, tivemos que fazer tudo de maneira on-line. Agora, teremos a oportunidade de levar essa turma para as ruas, gerando uma experiência ainda mais vantajosa e criando mais coletividade dentro da nossa arte”, contou.
Conteúdo programático – As aulas terão como foco a expressão corporal, coletividade do grupo e diversos outros aspectos relacionados à arte de rua. Vão começar de maneira teórica durante o mês de agosto, e depois seguirão com atividades práticas entre setembro e novembro. O encerramento do módulo, em dezembro, contará com uma apresentação aberta ao público, elaborada com base nos conhecimentos adquiridos durante os quatro meses de curso.
A programação do módulo conta também com leituras, seminários, saraus, aulas de sensibilização corporal, jogos teatrais e aulas práticas ao ar livre. Também inclui experimentos cênicos e estruturação de cenas, que vão auxiliar na compreensão dos limites e potências da expressão artística na rua.
A Vila Cultural Canto do MARL conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Texto: Giulia Carradore, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura Municipal de Londrina.