Cidade

Quatro bairros da região leste começam a receber iluminação em LED

Prefeitura iniciou os serviços nos conjuntos Armindo Guazzi, Giovani Lunardelli e Guilherme Pires, e no Jardim Belo Horizonte; trabalho, que será realizado em 21 ruas, é feito pela Londrina Iluminação

Mais quatro bairros da cidade começaram a ganhar LED: são os conjuntos Armindo Guazzi, Giovani Lunardelli, Guilherme Pires e o Jardim Belo Horizonte, na região leste. A Prefeitura, por meio da Londrina Iluminação (LI), já começou a modernizar 207 pontos de luz de 21 ruas, que ficam no interior do quadrilátero compreendido entre as avenidas Jamil Scaff e Máximo Perez Garcia, e as ruas Renato Mussi e Maria Vieira Lopes. Os serviços devem ser concluídos até meados de agosto, dependendo das condições meteorológicas.

Algumas ruas da região já haviam sido modernizadas anteriormente, especialmente aquelas do entorno de escolas ou que passam em frente a igrejas, mercados e supermercados e à UBS do Armindo Guazzi, e que estão dentro dos critérios de prioridades.

“A ideia é levar o LED primeiramente para locais que agregam muitas pessoas, depois a gente vai expandindo para todo o bairro, como estamos fazendo agora”, explicou o diretor de Operações da LI, Alexander Farias Fermino. “De qualquer forma, conforme determinou o prefeito Marcelo Belinati, toda a cidade terá LED”, completou.

Nos quatro bairros há escolas, igrejas, pequenos comércios, fábricas e praças públicas. Em toda a área, que tem 360 mil metros quadrados e um perímetro de 2.500 metros, residem mais de 900 famílias.

Outras regiões No momento, além dos quatro bairros da região leste, a Londrina Iluminação está concluindo a área que compreende os bairros Hilda Mandarino e jardins Hirata, Marajoara, Maria Luíza, Nova Olinda, Cabo Frio e Residencial Severo de Rudim Canziani, na região norte da cidade. Ao mesmo tempo, a companhia executa serviços de melhorias da iluminação da Praça Manoel Ribeiro de Camargo, na região sul, e também implantação de iluminação em campos de futebol da periferia, como no Ouro Verde, na região norte. Os trabalhos também abrangem a colocação de LED nos superpostes do viaduto da Avenida Harry Prochet com a Rodovia Celso Garcia Cid (PR-445), na região sul, e nos da Avenida Curitiba, na região norte, e do Centro Social Urbano (CSU) da Vila Portuguesa, no centro.

Além disso, a companhia recentemente concluiu a troca da iluminação do Aterro do Lago Igapó (foto), também no Centro. O local recebeu 131 modernos projetores e luminárias em LED nas suas três quadras de areia, dois campos (futebol e rugby) e na área de shows e eventos.

Até junho, a LI já havia trocado por LED 44.714 pontos de iluminação, o que representa mais de 72% dos 61.806 pontos que precisam ser feitos até o final da iniciativa. O programa deverá ser concluído no ano que vem.

Manutenção do parque – Além do programa de modernização da iluminação pública de Londrina, denominado “Londrina Cidade Iluminada”, a LI faz a manutenção de todo o parque de iluminação do município, que tem 65 mil pontos de luz, incluindo distritos, patrimônios e vilas rurais. Hoje, por exemplo, a cidade tem somente cerca de 670 pontos de luz com problemas (1% de todo o parque), e apenas 122 chamados abertos pelos munícipes para a realização de reparos urgentes.

“É um bom sinal, isso mostra que 99% da iluminação da cidade está funcionando perfeitamente, o que está efetiva e absolutamente dentro dos melhores parâmetros”, salientou Alexander Fermino.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o diretor de Operações da Londrina Iluminação, Alexander Fermino. Contato: Marcelino Jr., pelos telefones (43) 3375-2764 ou (43) 99995-1403.

Etiquetas
Mostrar mais

Marcelino Jr

Jornalista, consultor, editor literário e especialista em "Comunicação Organizacional: Gestão Estratégica" pela Universidade Estadual de Londrina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos