“Temos que parar de demonizar as árvores”
O apelo é do secretário do Ambiente; Londrina, agora, tem um Plano Diretor de Arborização e tudo começa a mudar
A partir de março, os londrinenses que desejam plantar mudas de árvores e escolher a espécie correta para seus objetivos vão poder contar com a lista de espécies recomendadas pela Prefeitura, que está sendo elaborada pelos técnicos da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).
A lista faz parte dos documentos complementares ao Plano Diretor de Arborização de Londrina, que foi aprovado em dezembro de 2013, levando em consideração o Código Florestal Brasileiro, Código de Posturas e o Plano Diretor do Município.
De acordo com o secretário do Ambiente, Cleuber Moraes Brito, nos pontos complementares estarão contidas informações relevantes para o plantio de árvores como, por exemplo, qual a espécie mais indicada para o plantio quando há fiação elétrica. Os pontos complementares ajudarão na regulamentação e normatização do plantio de novas mudas.
“Temos que parar de demonizar as árvores. As pessoas estão encarando-as como um problema, como perigo para dias de chuva e que trazem cupim. Mas as árvores não são um problema. Elas humanizam a cidade, fazem sombra, produzem oxigênio e servem de abrigo para as aves. O que precisamos é melhorar a arborização da cidade e, para isso, temos o Plano Diretor e estão sendo elaborados os pontos complementares”, explicou Brito.
Para ocorrer a poda, os técnicos da Sema avaliam a necessidade ou não do corte das árvores de acordo com a legislação municipal. Após a avaliação é emitido o parecer técnico. Caso seja necessário o corte, a árvore entra na fila de erradicação. Para cada árvore cortada em imóvel simples, outra é plantada e, se o imóvel estiver em esquina, plantam-se duas árvores. Moradores que desejarem plantar árvores podem fazer o pedido através do e-mail areas.verdes@londrina.pr.gov.br ou pelo telefone 3372-4762.
Foto: Luiz Jacobs