Destaques

Transposição ferroviária da zona norte

transposição.denit.NP

Obra vai facilitar o acesso entre os bairros da zona norte e dar mais segurança à população

As obras de transposição ferroviária sobre a avenida Clarice de Lima Castro, na região norte de Londrina, serão inauguradas entregues à população pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) na segunda-feira (17), às 9h. O projeto foi elaborado pela Prefeitura de Londrina, doado e licitado pelo DNIT. Foram investidos mais de R$ 9 milhões, com recursos do Governo Federal  através do Ministério dos Transportes. O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, informou que a obra facilita o trânsito entre os bairros e o centro da cidade. Para o engenheiro José Carlos Belluzzi de Oliveira, supervisor do DNIT – unidade regional de Londrina -, a mesma obra hoje custaria mais de R$ 14 milhões.

Antes da obra, os bairros da zona norte próximos à avenida Clarice de Lima Castro não possuíam uma via rápida de ligação entre eles, os moradores precisavam se deslocar uma grande distância e depois realizar o retorno caso quisessem transitar de um bairro pelo outro. A obra vai facilitar a integração entre os bairros, pois encurtará distâncias.

Foram executados dois viadutos rodoviários para as vias marginais laterais a e um viaduto ferroviário para linha férrea, considerando a execução das fundações e pilares deixando as bases prontas para os viadutos férreos previstos para 2ª e 3ª linha prevendo-se o aumento de captrasposição.denit.N2acidade da via, bem como 320m de muros armados para as cortinas de contenção lateral da avenida Clarice de Lima Castro.  A obra é de suma importância porque, além de permitir um acesso mais rápido entre os bairros, vai dar mais segurança para a população, permitindo um melhor tráfego de veículos.

A construção em desnível possibilitou a eliminação de ponto crítico no conflito ferrovia / avenida. Com o viaduto ferroviário, a composição férrea passa a trafegar sobre a avenida no cruzamento, assim como os veículos através das Ruas Tanganiga e Oséias Furtoso. A transposição é considerada estratégica principalmente devido ao tráfego de trens de carga,

Toda a parte de sinalização já está feita, com a pintura na pista e placas de orientação. Os funcionários da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Secretaria do Ambiente e de Obras, estão finalizando os serviços de capina e roçagem e iluminação em torno da transposição.

Homenagem

O viaduto recebe o nome de Ana Alice de Souza Pereira, filantrópica que trabalhou em prol dos necessitados, atuando ativamente na angariação de materiais de construção, para erguer casas em Londrina e região e destiná-las à comunidade carente. Também contribuiu para a construção de centros comunitários e clínicas de reabilitação para dependentes químicos. Faleceu em 27 de agosto de 2013.

Fotos: N.com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos