Biblioteca e Museu de Arte abrem agendas para visitação escolar
Na biblioteca os alunos podem ter acesso aos mais de 80 mil livros do acervo, acessar a internet e visitar exposições
A Biblioteca Municipal de Londrina Pedro Viriato Parigot de Souza abriu agenda para o programa de visitas monitoradas, para todas as séries escolares. Nas visitas, os alunos têm a oportunidade de conhecer todos os setores da biblioteca, desde a parte externa, recebendo informações sobre o histórico e arquitetura do local, até as alas internas, onde estão o acervo geral, a biblioteca infanto-juvenil e a Sala Londrina, espaço destinado especificamente ao acervo de autores de Londrina e outras cidades do Paraná. Os estudantes também podem acessar a internet gratuitamente.
De acordo com a coordenadora da biblioteca, Ana Cristina Mischiati, o objetivo das visitas é fazer com que os alunos se tornem sócios e frequentadores do local e que aprendam a encontrar os livros desejados, além de se tornarem leitores habituais e levarem seus familiares e amigos. As visitas podem acontecer em qualquer período, basta fazer o agendamento prévio no telefone 3371-6500. Ana informou que a programação das visitas é feita de acordo com a idade dos alunos e que o número máximo é de 30 crianças por visita, para que elas possam ser bem atendidas, tocar nos livros e circular bem no ambiente.
A coordenadora relatou que na biblioteca há 80 mil livros, incluindo temas como artes, história, história da cidade, biografias, literatura infantojuvenil, brasileira e estrangeira, além de áreas técnicas e diversos periódicos, como jornais e revistas, para consulta local. Além disso, ela informou que, geralmente, há na biblioteca, exposições de fotos, artes plástica, entre outras, e que, nas visitas, as crianças passam pelas exposições e recebem informações.
Para levar o livro para casa é necessário se tornar sócio, fazendo a carteirinha. Para isso, é necessário levar foto 3×4, documento pessoal e comprovante de endereço atualizado. Se for menor de idade, o pai ou responsável deve preencher uma autorização. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e durantes três sábados do mês, das 8h às 13h, na avenida Rio de Janeiro, 413.
Lançamento de Livros e exposições
A Biblioteca também está agendando lançamentos de livros. O mesmo vale para artistas que querem fazer exposições. Para isso, a biblioteca oferece toda a infraestrutura necessária, para abrigar até 250 pessoas, e o assessoramento ao autor ou artista. O espaço é gratuito e pode ser feito com agendamento prévio também pelo telefone 3371-6500. As exposições permanecem no local durante cerca de 20 dias, com exceções para obras maiores.
Museu de arte de Londrina
O Museu de Arte de Londrina também está com agenda aberta para as escolas que querem levar os alunos para conhecer seus espaços. Nas visitas, os alunos podem conhecer as exposições que estão acontecendo e visitar todos os espaços do museu, onde serão apresentadas informações do histórico do prédio e alguns volumes de livros infantis. Depois, os alunos vão até a videoteca, para assistir filmes sobre a história do museu e de Londrina.
A diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luisa Alves Fontenele, disse que as apresentações são direcionas para cada idade, com linguagem e tempo específico. As visitas estão abertas para alunos dos anos iniciais até estudantes universitários. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3337-6238 ou pelo e-mail museu@londrina.pr.gov.br. É imprescindível avisar a quantidade de alunos e a faixa etária, para programação das atividades. As visitas podem ser agendadas para o período da manhã ou da tarde.
Maria Luisa disse que a ideia é que os alunos tenham uma experiência agradável no museu e que eles tenham contato com obras de artistas plásticos expostas, como de fotografias, telas e objetos tridimencionais, além das disponíveis no acervo, que conta com cerca de 700 obras, entre telas, esculturas, gravuras, entre outros. A biblioteca também possui um acervo grande de livros voltados para pesquisadores e estudantes universitários, para consulta. Ao todo, são 2.307 exemplares. O museu é aberto ao público em geral, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h e aos primeiros sábados do mês, das 9h às 13h. Está localizado na rua Sergipe, 640.
Fotos: Luiz Jacobs




