Cidadão

Projeto Troca de Saberes promove ação ambiental no Conjunto Avelino Vieira

Atividade será na sexta-feira (18), na horta comunitária do bairro; programação inclui palestras sobre meio ambiente e alimentação saudável, assim como plantio de mudas de árvores

Com o objetivo de promover a conscientização ambiental e o compartilhamento dos conhecimentos entre diferentes gerações, o projeto Troca de Saberes promove uma ação na horta comunitária do Conjunto Avelino Vieira (Rua Ahmad Naor El Rafihi, s/n) nesta sexta-feira (18). Realizada das 9h às 11h, a programação inclui palestras sobre temas como hortas comunitárias e a importância de uma alimentação saudável, ministradas por pessoas idosas e servidores das secretarias municipais do Idoso (SMI) e de Agricultura e Abastecimento (SMAA).

Entre as ações previstas, está uma fala da aposentada Edna Dalecio, frequentadora do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região oeste, que abordará as propriedades alimentícias e medicinais da moringa. Na sequência, o local receberá o plantio de mudas de moringa produzidas através do projeto Troca de Saberes em parceria com o Viveiro Municipal da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).

Encerrando a ação, será oferecido um lanche compartilhado para os presentes, e quem for participar do evento pode levar um prato de doces ou salgados para dividir com os outros. Aberta a interessados de todas as faixas etárias, a ação é organizada pela Secretaria Municipal do Idoso, responsável pelo projeto Troca de Saberes. Conta com apoio da Sema, SMAA e da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS Oeste A.

Cerca de 45 idosos atendidos pelo CCI Oeste e pelo CRAS Oeste A serão transportados para o local do evento, por um ônibus que fará duas viagens passando pelas duas unidades e pela praça da Igreja Santo Antônio de Pádua.

Abobrinha produzida em horta comunitária de Londrina. Foto: Emerson Dias/NCom

A secretária municipal do Idoso, Andrea Danelon, destacou que o projeto Troca de Saberes é composto por ações intersetoriais realizadas pela Prefeitura através de suas secretarias, como parte das iniciativas voltadas à promoção da qualidade de vida da pessoa idosa. “O evento de sexta-feira, em especial, enfoca a questão do meio ambiente, que é um tema fundamental. Essas trocas de experiências entre as gerações visam refletir positivamente na mudança de atitude e que esses idosos, com o seu protagonismo, possam influenciar jovens, crianças e adultos a também se apropriar dos espaços da cidade, cuidando do meio ambiente”, realçou.

Conforme a coordenadora do Centro de Convivência da Pessoa Idosa da região oeste, Rosely Sonoda Gomes, outra ação de plantio de árvores foi realizada no âmbito do módulo ambiental do Troca de Saberes, no Jardim Bandeirantes, em 4 de julho. “Também faremos um evento no dia 21 de setembro, data em que é comemorado o Dia da Árvore, na Praça Henry Ford, no Jardim Bandeirantes. Essa ação será realizada em parceria com outras organizações e secretarias municipais”, afirmou.

Participação do Viveiro Municipal – Durante a ação de sexta-feira (18), o Viveiro Municipal da Sema participará do plantio de quatro mudas de moringa que foram produzidas em parceria entre o órgão e o projeto Troca de Saberes.

A coordenadora do Viveiro Municipal, Sirlei de Souza, salientou que as equipes da Sema aproveitarão a ocasião para executar o plantio de outras 20 árvores na região da horta comunitária. “Esses trabalhos estão no nosso cronograma semanal de atividades que também incluem, amanhã (17), o plantio de 15 mudas de ipê-rosa, ipê-branco e sibipiruna em conjunto com a Guarda Mirim, próximo à sede da entidade, no bairro Aeroporto”, disse.

Sobre o Troca de Saberes – A proposta do projeto é desenvolver atividades para promover e valorizar os saberes das pessoas idosas, transmitindo o conhecimento entre os participantes, contribuindo para o desenvolvimento de novas habilidades e fomentando a socialização e o protagonismo das pessoas idosas.

Além disso, a iniciativa busca contribuir para a construção de uma cultura de valorização e respeito à pessoa idosa, ao estimular a comunicação entre as diferentes gerações, por meio das trocas de vivências.

Gomes sublinhou que o projeto foi idealizado pelas próprias pessoas idosas que participam do grupo de convivência do CCI Oeste. “Os idosos participam do processo de planejamento das futuras ações a serem desenvolvidas no serviço. Têm ainda a oportunidade de um espaço de convivência para socialização, informação e formação, de maneira a oportunizar momentos que busquem promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações intergeracionais e culturais”, afirmou a coordenadora do Centro de Convivência da Pessoa Idosa da região oeste.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos