Letramento Digital amplia oficinas para 600 alunos de 25 escolas municipais
Nova etapa do projeto foi lançada nesta segunda-feira (21); nos encontros, estudantes aprendem noções de programação e robótica

A Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou, nesta segunda-feira (21), a nova etapa do Projeto Letramento Digital. Desenvolvido pela FACTI dentro do Programa “MCTI Futuro” do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Letramento Digital vai alcançar 600 alunos da rede municipal, com turmas em 25 escolas. O lançamento ocorreu pela manhã na Escola Municipal Norman Prochet, com a presença da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e do gerente de Governança e Compliance da FACTI e também coordenador-geral do Projeto, José Augusto de Lima Prestes.

Participam do Letramento Digital alunos que cursam o 4° e 5° ano, com oficinas durante o contraturno escolar. Os encontros ocorrem duas vezes por semana, e totalizam 90 horas de formação nas disciplinas de Pensamento Computacional, Fundamentos da Programação, e Robótica e Prototipagem. Todas as atividades são conduzidas por 34 agentes multiplicadores, que foram capacitados pelo Letramento Digital.
Em sua primeira fase, o Projeto foi levado a quatro escolas, onde se formaram cerca de 80 alunos. Nesse segundo semestre, serão atendidos 600 estudantes de 25 escolas municipais: América Sabino, Anita Garibaldi, Áurea Alvim, Dalva Fahl Boaventura, Dr. Joaquim Vicente de Castro, Elias Kauam, Hikoma Udihara, Irene Aparecida da Silva, Mábio Gonçalves Palhano, Maria Cândida Peixoto Salles, Maria Shirley Barnabé Lyra, Melvin Jones, Mercedes Martins Madureira, Nair Auzi Cordeiro, Neman Sahyun, Noêmia Alaver Malanga, Norman Prochet, Professor Juliano Stinghen, Professor Moacyr Teixeira, Professora Aracy Soares dos Santos, Professora Maria Tereza Meleiro Amâncio, Professora Ruth Lemos, Roberto Alves Lima Junior, Maestro Roberto Pereira Panico, e Zumbi Dos Palmares.

Todos os alunos inscritos receberão gratuitamente o material didático, que inclui livros digitais e físicos, juntamente com um kit contendo uma placa programável. Cada escola seguirá um calendário próprio para as oficinas e, em algumas unidades, as aulas iniciam já nesta segunda-feira (21); outras, no início de setembro. A previsão é que todas as turmas sejam concluídas até a primeira quinzena de dezembro.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, destacou que o Projeto Letramento Digital foi um sucesso nas quatro escolas atendidas inicialmente. “Estamos ampliando porque deu muito certo, as famílias têm dado um feedback muito importante, e as escolas estão bem animadas em ampliar o número de turmas oferecidas. Temos inclusive lista de espera e não observamos evasão, muito pelo contrário, a procura só aumenta. A FACTI e o Ministério de Ciência e Tecnologia acertaram muito nesse projeto”, afirmou.

As informações foram reforçadas pelo coordenador-geral do Letramento Digital, José Augusto de Lima Prestes. Ele contou que a recepção ao Projeto foi extremamente positiva, tanto da parte dos alunos quanto dos pais, mães e docentes. “Sabemos que há lista de espera em algumas escolas, e os resultados estão superando nossas expectativas. O desenvolvimento de competências e saberes da Base Nacional Comum Curricular está sendo melhor do que imaginávamos, e há uma série de habilidades socioemocionais sendo desenvolvidas pelas crianças de maneira paralela. Estamos avaliando a possibilidade de abrir mais turmas ainda neste segundo semestre”, comentou.
Segundo a professora Mirella Cito Botti, responsável pela formação continuada em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Secretaria Municipal de Educação (SME), além da formação tecnológica, o Projeto também promove entre os alunos o desenvolvimento de habilidades pessoais, como trabalho em equipe, resolução de problemas, criatividade e inovação. “Essa formação visa o protagonismo do aluno e o letramento digital, tão requerido na Base Nacional Comum Curricular”, citou.

Botti acrescentou que a SME faz o acompanhamento das atividades do Letramento Digital, mediante contato com a FACTI e com as equipes gestoras das unidades escolares que receberam as oficinas. “Na primeira etapa também houve reunião, com participação da FACTI, SME, gestores das escolas, pais e responsáveis dos alunos participantes. E ali recebemos feedbacks positivos e muitos relatos emocionantes, envolvendo melhora do desempenho nas aprendizagens de sala de aula, no trabalho colaborativo e interações na escola e, também, em suas casas”, complementou.
O cronograma do Letramento Digital prevê uma expansão progressiva do projeto. Até 2024, pretende alcançar 2 mil alunos cursando os 4º e 5º anos das escolas municipais.
Processo Seletivo – Até sexta-feira (25), estão abertas as inscrições para a 4ª turma de agentes multiplicadores. Não é necessário possuir conhecimento prévio em tecnologia, já que a formação, com carga horária de 98h, abrange conteúdos de Criatividade e Inovação, Pensamento Computacional, Fundamentos de Programação, Estratégias Pedagógicas, Robótica e Prototipagem. Para mais informações e inscrições, basta acessar a página oficial www.letramentodigital.org.br.