Cidadão

Secretaria de Cultura recebe exposição com obras de Cláudio Garcia e Waldomiro de Deus

As obras, do acervo do Museu de Artes, ficarão expostas na sede da Secretaria Municipal de Cultura até outubro; a entrada é gratuita

A partir desta quarta-feira (23), terá início uma exposição artística na sede da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), reunindo obras do Museu de Arte que estarão à mostra gratuitamente no local até o dia 20 de outubro. A iniciativa é parte do projeto “Museu de Arte em Diálogos”, que começou em 2020, centrado no conceito do diálogo entre produções de diferentes artistas. Nessa edição, será dado destaque para as obras de Cláudio Garcia e Waldomiro de Deus, e o público poderá conhecê-las das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com visitação aberta no prédio localizado na rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 110, ao lado da Concha Acústica.

No total, serão apresentadas nove obras, sendo cinco de Waldomiro de Deus e quatro de Cláudio Garcia. E exposição traz como novidade a antecipação de questões que compõem o tema da 17ª Primavera dos Museus: “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, ação nacional promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que será realizada na terceira semana de setembro.

Foto: Emerson Dias / NCom

O pintor e desenhista Waldomiro de Deus, nascido na Bahia, em 1944, iniciou sua carreira artística no começo dos anos 60, vivenciando a realidade de ser um artista inquieto e questionador no contexto da ditadura militar. Realizou diversas exposições individuais e participou de coletivas, que somam mais de 100 eventos. Expôs suas obras em países como Inglaterra, Itália, Bélgica, Alemanha e Estados Unidos. Vive de sua arte desde a década de 60, pintando o cotidiano e o folclore de sua terra natal.

Por sua vez, o artista e pesquisador Cláudio Garcia iniciou sua atuação artística a partir dos anos 80, em meio a reabertura política e a redemocratização do Brasil. Atualmente, Garcia atua como professor do curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Suas obras em exposição evidenciam a visão “irrequieta” de um artista viajante, e a poética do corpo masculino, em um gesto que contempla a diversidade que tanto mobiliza as lutas identitárias da população LGBT+.

Garcia ressaltou a importância de essas temáticas serem abordadas, contando que se sente honrado pelo convite. “Fiquei muito satisfeito em poder ter parte do meu trabalho exposta na sede da Cultura, levando em conta temáticas com as quais sempre me identifiquei, apesar de me achar pequeno perto da imensidão e importância dessas lutas. As gravuras apresentadas mostram, mais do que denunciam, a busca por uma expressão artística híbrida próxima da dos quilombolas, indígenas e LGBT+. Fiquei ainda mais feliz por poder compartilhar o espaço com Waldomiro de Deus, e pela curadoria feita pelo Museu” enfatizou o artista.

Texto: Giulia Carradore, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura Municipal de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos