GM divulga o balanço dos atendimentos e ocorrências do final de semana
Patrulha Maria da Penha atendeu várias ocorrências de violência doméstica; um homem foi preso em flagrante por embriaguez ao volante
A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço dos principais serviços e ocorrências prestados pela instituição durante o final de semana, entre os dias 1º e 3 de setembro.
A GM foi acionada por uma mulher vítima de violência doméstica, residente no Jardim Imagawa, região norte, por volta das 9h de sexta-feira (1º). Ao contatar a central de emergência 153, a vítima informou que o suspeito, seu próprio filho, havia desferido golpes contra ela naquela manhã.
Imediatamente, a equipe da Patrulha Maria da Penha mais próxima foi acionada para verificar a situação. Ao chegar ao endereço, os guardas conversaram com a vítima, que aguardava do lado de fora da casa. Ela informou que o agressor utiliza entorpecentes, e que recorrentemente comete agressões.
Na sequência, ela informou que ele estava dentro da casa, e autorizou a entrada da equipe, que deu voz de abordagem e encaminhou as partes para a delegacia de plantão. O suspeito vai responder pelo crime de lesão corporal. A vítima foi orientada a solicitar a medida protetiva de urgência, tendo em vista que no momento da abordagem a medida anterior havia sido revogada.
Embriaguez ao volante
Uma equipe da Guarda Municipal realizava patrulhamento preventivo pelas imediações da Unidade Básica de Saúde Vila Casoni, região central, por volta da 1h da madrugada de sábado (2), quando flagrou um veículo trafegando em zigue zague. O automóvel realizava manobras perigosas e se aproximava de outros carros.
Imediatamente, foram emitidos sinais luminosos e sonoros para que ele parasse.
Na sequência, o condutor recebeu voz de abordagem. Durante a entrevista, a equipe identificou que o motorista não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os guardas constataram vários sinais de embriaguez como fala exaltada, olhos vermelhos e odor etílico.
O homem relatou à equipe que havia ingerido bebida alcoólica, porém recusou-se a soprar o etilômetro. Diante dos fatos, foram lavrados cinco autos de infração de trânsito, e foi feito o recolhimento do carro ao pátio municipal e o encaminhamento do condutor para a delegacia de plantão da Polícia Civil. O cidadão vai responder pelo crime de trânsito.
Patrulha Maria da Penha
A central telefônica da GM recebeu uma denúncia de descumprimento de medida protetiva por volta das 14h30 de sábado (2). A solicitante informou que o ex-companheiro estava sentado em frente ao seu local de trabalho, na região central.
Guardas municipais da Patrulha Maria da Penha que realizam patrulhamento preventivo pela região central foram até o endereço informado e conseguiram localizar e abordar o suspeito. A equipe constatou que a medida estava vigente. Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão em flagrante devido à desobediência da ordem judicial de se manter afastado da vítima de violência. Ele foi encaminhado para a delegacia de plantão e vai responder pelo crime.
No começo da madrugada de domingo (3), por volta da 1h, um Guarda Municipal que estava de plantão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Oeste avistou uma mulher que havia chegado na unidade para receber atendimento médico, após ter sido agredida pelo companheiro.
Durante conversa com o GM, a vítima relatou ainda que foi vítima de tentativa de sufocamento e estrangulamento. Ela disse também que conseguiu escapar das agressões após entrar em luta corporal com o suspeito, que havia chegado junto com ela na ambulância.
Imediatamente, o guarda solicitou apoio de uma viatura. Na sequência, a equipe encontrou o homem e deu voz de abordagem. O suspeito disse que estava tentando segurar a vítima pelo braço para acalmá-la após um surto. Diante do flagrante, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia de plantão, e vai responder pelo crime de violência doméstica e lesão corporal.
Mandado de prisão
Por volta das 22h de domingo (3), uma equipe do setor de inteligência da Guarda Municipal participava de mais uma fase da Operação Vida nos Bairros, que é realizada em conjunto com as demais forças de segurança do município. Na ocasião, os guardas depararam-se com um homem suspeito nas imediações do Marco Zero, região central.
Ele recebeu voz de abordagem e, durante a verificação de seu nome no sistema, os guardas municipais identificaram que ele estava foragido do sistema prisional pelo crime de roubo com grave ameaça. Diante do fato, a equipe encaminhou o homem para o Centro Integrado de Triagem de Londrina (CITL), em cumprimento ao mandado de prisão.
Demais ações
O serviço de patrulhamento preventivo por meio de carros, motos e bicicletas ocorreu normalmente no final de semana, ao redor das unidades de saúde, creches, escolas e outros prédios públicos municipais. A ação teve intensificação inclusive nas áreas de lazer da cidade. Pessoas que tenham alguma denúncia de crimes de vandalismo e depredação do patrimônio público, entre outros, podem ligar para o telefone 153 da instituição.