Violência contra criança e adolescente é tema de debate
O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o combate a este tipo de violência
A fim de sensibilizar a população sobre o combate à violência contra a criança e adolescente, a Prefeitura de Londrina, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza um encontro na próxima segunda-feira (19), às 8h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, na rua Governador Parigot de Souza, 311, Jardim Caiçaras.
Durante o encontro serão realizadas palestras sobre a temática “Violência contra a criança e o adolescente: impactos e formas de enfrentamento”. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o combate a este tipo de violência. De acordo com a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS III), Adriana Aparecida dos Santos, em Londrina são registrados mensalmente, em média, 40 novos casos de abuso e violência às crianças e adolescentes. E, ao todo, a rede de serviço municipal acompanha outros 1.200 casos registrados na cidade.
“O número de crianças e adolescentes que são vítimas de agressão é muito grande. Segundo estatísticas nacionais, para cada caso notificado de violência, existem outros sete não registrados. Por isso, é necessário chamar a atenção da população para combate à violência”, explicou Adriana.
Haverá palestras sobre o papel do Ministério Público na garantia dos direitos com as promotoras da 6ª Vara Criminal de Londrina, Suzana Lacerda, e da 4ª Vara Criminal de Londrina, Yara Raquel Faleiros Guariente.
Ato Público no sábado
Para chamar a atenção da sociedade e lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marcado para 18 de maio, CMDCA com o apoio da Prefeitura vai realizar um ato público neste sábado (17), a partir das 9h, no Calçadão de Londrina, em frente ao Banco do Brasil.
De acordo com a presidente do CMDCA, Nanci Skau Kemmer de Moraes “a intenção é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.”
Durante o ato público, haverá apresentação de grupos de capoeira e da banda de músicos da Guarda Mirim. Em seguida, às 10h, será realizada uma caminhada até a Concha Acústica, onde o grupo de dança do Vasco se apresentará e adolescentes e autoridades farão um pronunciamento.