Cidadão

Victória Barbosa é convocada para os Jogos Parapan-Americanos 2023

 Pela primeira vez no Parapan, a londrinense vai disputar as provas de paraciclismo em Estrada e Pista; a competição será realizada na cidade de Santiago, no Chile, a partir do dia 17 de novembro

Na última terça-feira (26), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou os paratletas de 10 modalidades que representarão o país nos Jogos Parapan-Americanos em Santiago, no Chile. E entre os convocados está a paraciclista londrinense, Victória Barbosa, que estreia na competição pela classe C2. Os Jogos Parapan-Americanos começam no dia 17 de novembro e vão até o dia 26 do mesmo mês.

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Barbosa começou no paraciclismo em 2015, após sofrer uma lesão jogando basquete. E só depois de se formar em Educação Física, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no mesmo ano, que a paratleta começou a ter mais contato com o meio do paraciclismo. Em 2018 Barbosa decidiu que iria praticar o paraciclismo como atleta, e já em 2019 ela começou a participar das primeiras competições fora do país.

Neste ano, Barbosa participou de um training camp promovido pela União de Ciclistas Internacional (UCI), na Suíça. Também já disputou outras competições dentro e fora do Brasil, como Itália, Estados Unidos, Bélgica e Escócia. Recentemente, a paratleta foi destaque na Copa Brasil de Paraciclismo, onde foi campeã na prova de contrarrelógio.

A paratleta está bem animada por ser convocada pela primeira vez para os Jogos Parapan-Americanos e ressaltou que a convocação era um de seus objetivos. Agora, o foco está nos treinamentos, que estão mais intensos e voltados para a competição internacional. Nos Jogos, ela vai participar das provas de Estrada, contrarrelógio e resistência, e de Pista.

Victória Barbosa tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Ela contou que o patrocínio é muito importante para sua trajetória profissional, já que traz condições para participar dos torneios e campeonatos. “O recurso do Feipe se faz fundamental para a gente conseguir estar nessas competições, que muitas vezes são fora do país ou em outro estado. Então é de extrema importância, além de ser necessário para adquirir materiais esportivos”, detalhou.

O presidente da FEL, Marcelo Oguido, comentou que é uma grande alegria ter mais uma londrinense se destacando em eventos esportivos mundiais. “A Victória é uma atleta que se esforça bastante, tem um grande trabalho sendo desenvolvido ali. Ela representa muito bem a cidade de Londrina, o Paraná e o Brasil. Nós torcemos muito para que ela tenha uma boa competição no Parapan e que se classifique para as Paralimpíadas de Paris, em 2024”, afirmou.

Jogos Parapan-Americanos 2023 – Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago contarão com 17 modalidades, nas quais o Brasil estará representado por 169 atletas. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) já convocou atletas em 10 modalidades diferentes, abrangendo badminton, ciclismo, futebol PC, goalball, halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tiro com arco, judô e tênis de mesa.

Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos